A emergência de ser e-Formador nos dias de hoje
O mundo está a mudar. A realidade de há dez anos atrás já não se assemelha à realidade de hoje. Podemos dizer que a tecnologia tem sido a principal alavanca deste processo de mudança de que somos testemunhas. Mais do que testemunhas, muitos de nós por vontade própria ou quase que obrigados já nos vemos imersos nesta tecnologia, que em muitas situações nos facilita a vida. Podemos fazer as tradicionais compras de supermercado através de um simples clique, podemos conversar com o nosso chefe mesmo que ele esteja do outro lado do mundo por meio de uma simples videoconferência, e tantos outros exemplos podíamos citar. Facto é que o nosso tempo escasseia, as nossas necessidades são muitas e aproveitar o melhor desta evolução é a escolha mais acertada.
O próprio panorama formativo está a mudar e muitas formações já não ocorrem numa sala tradicional de formação. É neste contexto de progresso que a formação em formato e-Learning surge, principalmente porque os formandos não conseguem dispensar tempo diário ou semanal para frequentarem formações presenciais.
Se no início, a formação era concretizada através de um quadro, giz, cadernos e cadeiras, hoje os formandos podem aceder uma quantidade infinita de informações adquiridas na palma da mão, através do uso de smartphones e outros dispositivos móveis ligados à Internet.
É aqui que repensamos no novo papel do formador, que tem vindo a ganhar novas funções e desafios, motivados pelo rápido avanço tecnológico que tem influenciado a aprendizagem. A formação em regime e-Learning responde a todas as necessidades dos diferentes intervenientes.
O formador também tem necessidade de se ajustar e dominar esta nova realidade e, para tal, apresentamos a Especialização e-Formadores.
Com a duração de 35 horas e com elevada componente prática, o curso permite-lhe ao/à futuro/a e-formador/a dominar questões técnicas, pedagógicas e organizacionais relacionadas com o desenho, implementação e avaliação de um projeto formativo em regime e-Learning.