70-20-10 O método que combina diferentes formas de aprendizagem
O que é o método 70-20-10?
70:20:10 é um método de aprendizagem que combina teoria e prática, que sugere que sugere uma divisão proporcional de como as pessoas efetivamente aprendem.
Como surgiu este método? Porquê a divisão em 70-20-10?
O modelo surgiu na década de 1990, com base nas pesquisas feitas por Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, no Centre for Creative Leadership, nos EUA.
Ao estudar o desenvolvimento de líderes de sucesso, os pesquisadores perceberam que investir utilizando unicamente uma forma de aprendizagem não estava a gerar os resultados esperados.
Consideraram, por isso que, para potencializar a aprendizagem seria importante recriar num processo que envolvesse a união de diferentes abordagens, em diferentes níveis.
Nessa pesquisa, os entrevistados relataram várias influências de aprendizagem que deram origem ao Modelo 70:20:10 para a Aprendizagem e Desenvolvimento:
70% Experiência
Destina-se à aprendizagem on-the-job, adquirida com a prática, por meio de experiências pessoais próprias. Segundo os autores, 70% da aprendizagem do colaborador deve vir da sua experiência como profissional, dos desafios práticos no trabalho diário.
Dito de outra maneira, os 70% evidenciam os resultados diários gerados na empresa. Todas as situações, sejam elas positivas ou negativas, moldam novos conhecimentos. Assim, ao aprender novas funções, solucionar problemas e trocar experiências com outros colaboradores, é possível desenvolver novas competências.
20% Aprendizagem Social
20% do tempo resulta da aprendizagem adquirida com outras pessoas. Ou seja: fruto das interações com outras pessoas no ambiente de trabalho e dos comentários recebidos, das observação de comportamentos, do contacto com profissionais que sirvam de modelo e inspiração, comunidades, fóruns, coaching.
10% Formação / Estudo
Os 10% finais devem ser dedicados à aprendizagem formal. Isto é, todos os conhecimentos e competências que são adquiridas por meio de cursos de formação (presenciais ou à distância), participação em eventos, conferências, podcasts, webinars, casos de estudo, módulos de e-learning, e leituras de livros ou artigos.
Apesar de ser formal e em menor parte os 10% não deve sem negligenciados, pois, é essencial para a aprendizagem do colaborador, especialmente quando combinado com as atividades diárias na empresa e com o relacionamento com as outras pessoas do ambiente de trabalho.
Benefícios do 70-20-10 nas empresas
Alguns dos principais benefícios para as empresas e seus colaboradores:
· Desenvolvimento as capacidades de liderança: as competências atualmente cada vez mais exigidas pelos líderes podem ser facilmente desenvolvidas com a utilização do método 70-20-10:
· Aumenta a motivação: os profissionais têm a liberdade e a oportunidade de aprenderem diariamente e em diferentes contextos.
· Melhora a produtividade: é visível uma melhoria na otimização dos processos, na execução das tarefas e nos resultados.
· Potencia a criatividade e a inovação: os profissionais sentir-se-ão mais capazes de apresentar soluções inovadoras, facto que refletirá tanto no seu desempenho individual, como no desempenho da empresa (melhores resultados para ambos os lados).
Aplicação prática do método 70-20-10
Aplicar o método 70:20:10 é mais fácil do que parece. Fundamental é unir as três formas de aprendizagem para a obtenção de resultados promissores.
Para compreender a sua aplicabilidade, apresentamos um exemplo fictício.
Uma empresa que decide aplicar a metodologia 70-20-10 para preparar um dos seus profissionais de vendas de carros, com o objetivo de assumir um cargo de liderança.
Esse vendedor tem carga horária de 40 horas semanais. Se dividirmos a carga horária desse vendedor, de acordo com os princípios da metodologia, teremos o seguinte:
- 4 horas por semana especificamente voltadas para a aprendizagem formal, por meio de cursos, treinamentos, leituras e outros estudos sobre liderança e sobre as metas da empresa;
- 8 horas por semana para o relacionamento com os superiores, líderes, gestores e mentores, com o objetivo de recolher feedbacks e trocar experiências (mentoring);
- Já as restantes horas (28 horas por semana) destinadas para a execução das suas atividades diárias, dando espaço para que o profissional absorva novos conhecimentos e aplicar o que aprendeu nos outros 30%
Referências:
“O Modelo 70:20:10 para Aprendizagem e Desenvolvimento | Indústria de Treinamento”. www.trainingindustry.com.Página visitada em 12-10-2023.
E-LEARN (2023). 70-20-10 . O método que combina diferentes formas de aprendizagem E-LEARN BLOG. https://e-learn.pt/70-20-10-o-metodo-que-combina-diferentes-formas-de-aprendizagem/