Valor 320.00

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
160 Horas
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9 Módulos
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Formato: e-Learning (Início imediato após confirmação de inscrição; possibilidade de pagamento faseado)
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Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe adquirir um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos sobre as responsabilidades na área de Educação Inclusiva, de acordo com o Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho.

Objetivo Geral

Preparar para as questões práticas e pedagógicas na área de Educação Inclusiva, ao abrigo do novo Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Reconhecer a evolução histórica e legal da educação inclusiva;
  • Listar os objetivos da Educação Inclusiva;
  • Identificar as mudanças significativas do Decreto-lei n.º 54/2018 em comparação com o Decreto-lei 3/2008
  • Identificar os objetivos da Educação Especial
    Identificar as principais características da abordagem multinível
  • Listar as diferentes medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
  • Identificar e descrever os recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão;
  • Identificar os elementos que podem constituir a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva;
  • Reconhecer as competências da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva;
  • Conhecer e caracterizar as perturbações nos vários domínios (cognitivo, sensorial, físico-motor;
  • Reconhecer conceitos, objetivos e práticas de Intervenção Precoce na Infância;
  • Refletir sobre o impacto das TIC na Educação Inclusiva;
  • Conhecer e discutir os métodos e técnicas mais utilizados no âmbito da investigação educacional.

Destinatários

Este curso destina-se a Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Acão Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio-culturais e outros profissionais interessados que pretendam desenvolver competências e conhecimentos na área de Educação Inclusiva.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning assíncrono, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®, pelo que terá início imediato após a formalização da inscrição.
  • O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • A carga horária total apresentada nos detalhes do curso, significa que é o tempo estimado que o(a) formando(a) terá se dedicar para estudar/ler os conteúdos e participar nas tarefas práticas;
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
  • O formando pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
  • Esta oferta obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: https://e-learn.pt/modelo-pedagogico-online/

Avaliação e Certificação

A classificação final no curso resultará da média simples, numa escala de 0-20 valores, tendo em conta os seguintes elementos de avaliação, em cada uma das unidades modulares:
– Colaboração online no fórum.
– Testes de Avaliação;
– Exercícios práticos.
No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados nos primeiros dias do curso.

O certificado digital será disponibilizado na área do e-formando, no site da E-LEARN PT, até num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.

Opcional: O certificado original será expedido, num prazo máximo de 15 dias úteis após o término do curso, para a morada do e-formando.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Dedutível em IRS (despesas de Educação);
  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português e as competências desenvolvidas são registadas no Passaporte Qualifica.
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. Enquadramento Teórico e Legal da Educação Inclusiva

A Educação Especial em Portugal

A Declaração da Salamanca: da integração à inclusão

Objetivos da Educação Inclusiva

A Escola Inclusiva vs Educação Especial

O Decreto-Lei n.º 54/2008, de 6 julho

Comparação do Decreto-Lei n.º 54/2008 com os anteriores diplomas

2. Operacionalização da Educação Inclusiva

Princípios orientadores

Abordagem Multinível em Educação

Participação dos Pais ou Encarregados de educação na Educação Inclusiva

Desenho Universal para a Aprendizagem

Adaptações ao processo de avaliação

Recursos Específicos

Centros de apoio à aprendizagem

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

3. Perturbações do Domínio Cognitivo

Dificuldades de Aprendizagem Específicas

Síndrome de Down

Perturbações do Espetro do Autismo

Síndrome de Rett

Síndrome do X Frágil

Estratégias para desenvolver a cognição

4. Perturbações no Domínio Físico-Motor

Lesão Medular

Espinha Bífida

Paralisia Cerebral

Distrofia Muscular

Estratégias de Intervenção para a Inclusão

5. Perturbações no Domínio Sensorial

Deficiência Visual

Deficiência Auditiva

Surdocegueira

Estratégias de inclusão

6. Ajudas Técnicas e TIC na Educação Inclusiva

Definição de Tecnologias de apoio

As TIC na Educação Inclusiva

Tecnologias de apoio à aprendizagem, à manipulação, à comunicação e ao domínio sensorial

Impacto da utilização das TIC na Educação

7. Intervenção Precoce na Infância

A Intervenção Precoce em Portugal

O Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)

Das Práticas Centradas na Criança às Práticas Centradas na Família

Intervenção nos Contextos de Vida da Criança

O Trabalho da Equipa de Intervenção Precoce

8. Métodos e Técnicas de Investigação e Análise em Educação

Paradigmas de investigação

Tipos de investigação

Revisão de literatura

Questões de Investigação, Hipóteses, Variáveis, População, Amostra

Técnicas de Amostragem e Colheita de Dados

Análise de Dados Empíricos

Princípios Éticos

9. Projeto Final