Valor 60.00

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
9 horas (3 semanas, após a data de início do curso)
playlist_add_check
3 Aulas Assíncronas
spellcheck
Formato: Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)
terrain
Formação e-Learning

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe compreender a importância do brincar e construir atividades e jogos que lhe permitam atingir objetivos concretos, sejam eles terapêuticos ou pedagógicos.

Objetivo Geral

  • Conhecer a importância do Brincar e fomentá-lo em contexto terapêutico e/ou educativo.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Compreender que o desenvolvimento infantil se dá a vários níveis;
  • Nomear diferentes teorias do desenvolvimento infantil;
  • Caraterizar a Teoria Piagestiana.
  • Enumerar benefícios do brincar; ·
  • Distinguir as quatro fases do brincar de acordo com Ferland; ·
  • Nomear e exemplificar diferentes tipos de atividades e jogos; ·
  • Enunciar diferentes mediadores/recursos de intervenção;
  • Compreender a importância do brincar na expressão da criança;
  • Planear atividades tendo por base um mediador.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais de saúde e de educação que intervenham com crianças; bem como a outras pessoas interessadas na temática.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • curso decorrerá em ambiente e-learning assíncrono, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®, pelo que terá início imediato após a formalização da inscrição.
  • curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • A carga horária total apresentada nos detalhes do curso, significa que é o tempo estimado que o(a) formando(a) terá se dedicar para estudar/ler os conteúdos e participar nas tarefas práticas;
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
  • O formando pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
  • Esta oferta obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: https://e-learn.pt/modelo-pedagogico-online/

Avaliação e Certificação

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação: Participação nas discussões online (desafios do fórum); Testes de Avaliação; Exercícios práticos.
No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados nos primeiros dias do curso.
O certificado digital disponibilizado na área do e-formando, no site da E-LEARN PT, até num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.
Opcional: O certificado original será expedido, num prazo máximo de 15 dias úteis após o término do curso, para a morada do e-formando.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Dedutível em IRS (despesas de Educação);
  • Formação certificada – Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação;
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Perspetivas Teóricas acerca do desenvolvimento infantil

A abordagem de Piaget: os quatro estágios de desenvolvimento.

2. O BRINCAR E O PLANEAMENTO DO EDUCADOR/TERAPEUTA

Benefícios do brincar

As diferentes fases do brincar

O Jogo/Atividade: vantagens e diferenças

Diferentes tipos de atividades e jogos

A pirâmide do terapeuta/educador bem preparado

Estratégias para intervir com crianças difíceis

3. O BRINCAR ENQUANTO FERRAMENTA TERAPÊUTICA E PEDAGÓGICA

A necessidade de brincar

Os diferentes mediadores/ferramentas

A ludoterapia: materiais fundamentais, aspetos a avaliar.

Caixa de Areia

Histórias

Desporto

Snoezelen

A Arte-Terapia: Benefícios da arte-terapia

Expressão plástica

Expressão corporal

Expressão musical

Expressão dramática

Expressão escrita

Elementos a constar no Planeamento de atividades

Técnicas projetivas