Valor 80.00

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
16 Horas | 4 semanas, após a data de início do curso)
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6 aulas assíncronas
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Formato: Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)
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Formação e-Learning (Início imediato após confirmação de inscrição)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe aplicar, de forma credível e eficaz, as normas de certificação de Responsabilidade Social na sua empresa ou organização.

Objetivo Geral

  • Desenvolver e implementar políticas de responsabilidade social na sua empresa, com base nas normas de certificação SA 8000, ISO 26000 e NP 4469.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Conhecer a evolução histórica do Conceito de Responsabilidade Social
  • Perceber a norma SA 8000 e seus requisitos
  • Distinguir e caracterizar as normas SA 8000, a ISO 26000 e a NP 4469
  • Descrever a pertinência da aplicabilidade das normas para um plano de Responsabilidade Social
  • Identificar os Stakeholders
  • Certificar um sistema de responsabilidade social
  • Criar um plano de ação de voluntariado

Destinatários

Este curso destina-se a Técnicos da área de comunicação, marketing, recursos humanos, qualidade, segurança, ambiente ou Responsabilidade Social; Quadros de IPSS; Gestores de Economia social; Diretores de Empresas e outras pessoas interessadas no tema.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-Learning, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®;
  • O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador(a) ou colocar questões que serão respondidas pelo mesmo no durante a duração do curso;
  • As aulas são disponibilizadas de 3 em 3 dias, na área do curso. Após a disponibilização da última aula, o formando tem uma semana para concluir o curso. Além disso, o formando pode ativar dois períodos de prolongamento que a E-LEARN PT tem à disposição, como oportunidade de concluir as tarefas de avaliação pendentes;
  • O formando(a) pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação;
  • A carga horária total apresentada nos detalhes do curso, significa que é o tempo estimado que o(a) formando(a) terá se dedicar para estudar/ler os conteúdos e participar nas tarefas práticas;
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
  • Esta oferta obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: https://e-learn.pt/modelo-pedagogico-online/

Avaliação e Certificação

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação: Participação nas discussões online (desafios do fórum); Testes de Avaliação; Exercícios práticos.
No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados nos primeiros dias do curso.
O certificado digital disponibilizado na área do e-formando, no site da E-LEARN PT, até num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.
Opcional: O certificado original será expedido, num prazo máximo de 15 dias úteis após o término do curso, para a morada do e-formando.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Dedutível em IRS (despesas de Educação);
  • Formação certificada – Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação;
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

História da Responsabilidade Social

Definições e Conceitos de Responsabilidade Social

Dimensão Externa e Interna

Vantagens da Responsabilidade Social

Tendências de Futuro para a Responsabilidade Social

Estratégia da EU 2011-14 para a Responsabilidade Social Empresarial

Conceito de Responsabilidade Social (EU)

2. A NORMA SA 8000 E SEUS REQUISITOS

Definição da Norma SA 8000

Objetivos da Norma SA 8000

Requisitos da SA 8000

3. METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA SA 8000 (2H)

Critérios que definem a implementação do SGRS

Implementação do SGRS: domínio interno e externo

4. AS OUTRAS NORMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: ISO 26000 E NP 4469

A Norma ISO 26000

A Norma NP 4469 - Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social

5. COMO CERTIFICAR UM SISTEMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Valores e princípios

Requisitos do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social

Princípios gerais e operacionais

Planeamento Operacional

Partes Interessadas

Aspetos da Responsabilidade Social

Vantagens competitivas para as empresas e os consumidores

Requisitos do sistema de gestão

6. O VOLUNTARIADO COMO UM DOS MOTORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL (6H)

O Voluntariado Corporativo

Passos para construir uma ação de voluntariado