Valor 59.95

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
20 Horas
playlist_add_check
3 Módulos
spellcheck
Formato: Formação e-Learning (Início imediato após confirmação de inscrição)
terrain
Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe selecionar, conceber e adequar os recursos didáticos para aplicar nas suas sessões de formação presencial ou a distância.

Objetivo Geral

Selecionar, conceber e adaptar recursos didáticos de forma eficaz, garantindo a sua aplicação em sessões de formação presenciais, a distância ou híbridas.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Identificar as potencialidades e limitações dos vários recursos didáticos.
  • Enumerar os critérios a ter em conta na seleção de recursos didáticos;
  • Identificar e utilizar diferentes tipos de recursos didáticos.
  • Conceber e aplicar recursos multimédia para apoio à aprendizagem.
  • Explorar ferramentas colaborativas e interativas.
  • Integrar recursos didáticos acessíveis e inclusivos.
  • Adaptar recursos para ensino presencial, a distância e híbrido.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais da educação e formação que desejam explorar, criar e aplicar diferentes tipos de materiais pedagógicos para otimizar o processo de ensino-aprendizagem.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • Ambiente de Aprendizagem: O curso decorre em formato de e-learning assíncrono (sem horários marcados), permitindo ao formando iniciar logo após a formalização da inscrição, através da plataforma da E-LEARN PT®.
  • Disponibilização dos Conteúdos: Os conteúdos são disponibilizados integralmente desde o primeiro dia e ficam disponíveis até ao último dia da formação. https://e-learn.pt/produto/recursos-didacticos-e-multimedia/
  • Estrutura e Standards: O curso segue standards internacionais de elearning, com conteúdos interativos acessíveis em qualquer dispositivo.
  • Carga Horária: A carga horária indicada na descrição do curso representa o tempo estimado que o formando deverá dedicar ao estudo, leitura dos conteúdos e participação em tarefas práticas.
  • Fórum e Tutoria Ativa: Durante o curso, existe um fórum onde os formandos podem interagir e desenvolver os conteúdos com apoio de tutoria ativa; as questões colocadas são respondidas num prazo máximo de 48 horas.
  • Flexibilidade e Autonomia: O formando pode aceder aos conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando as atividades ao seu ritmo, devendo apenas cumprir as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • Download dos Materiais: No final de cada aula, tem a opção de descarregar os materiais para guardar no seu computador e/ou imprimir.
  • Modelo Pedagógico: O curso obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: Modelo Pedagógico Online da E-LEARN PT.
  • Como funciona? Guia de Perguntas e Respostas

Avaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
    – Participação nas discussões online (desafios do fórum);
    – Testes de Avaliação;
    – Propostas de trabalho.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional,  conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todas as tarefas propostas e participem nas discussões no fórum);
  • O certificado será disponibilizado em formato digital na área do e-formando, no site da E-LEARN PT®, num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Compatível com a sua vida profissional e familiar;
  • Formação 100% e-learning;
  • Acompanhamento contínuo por parte do formador e da equipa E-LEARN PT®;
  • Início imediato após validação da inscrição, com horários flexíveis adaptados ao ritmo do formando;
  • Plataforma e-learning responsiva, acessível a partir de qualquer local, sem necessidade de deslocações.
  • Dedutível em IRS como despesa de educação;
  • A emissão do Certificado é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho). As competências desenvolvidas na formação ficarão registadas no Passaporte Qualifica.

Programa

1. CONCEITO, FUNÇÕES, CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS, LIMITAÇÕES, ERROS FREQUENTES NA ADOÇÃO/CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS E TIPOS DE RECURSOS DIDÁTICOS;
2. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS.
3. CONCEÇÃO DE RECURSOS MULTIMÉDIA: OS ÁUDIOS, AS VIDEOAULAS, OS MANUAIS DE FORMAÇÃO, OS SOFTWARES DE, APRESENTAÇÃO DINÂMICA, A CRIAÇÃO DE IMAGENS E ANIMAÇÕES, A FORMATAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.