Valor 55.00

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
35 horas (Prazo de conclusão do curso: 2 semanas, após a data de início)
playlist_add_check
4 aulas assíncronas
spellcheck
Formato: Formação e-Learning (Início imediato após confirmação de inscrição)
terrain
Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe criar um projecto aplicando as ferramentas essenciais à planificação, gestão e avaliação de programas de intervenção de cariz educativo.

Objetivo Geral

Criar um projecto de intervenção educativa aplicando as ferramentas essenciais à planificação, gestão e avaliação.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Reconhecer os fatores que contribuem para o sucesso de um projeto educativo.
  • Descrever as fases do ciclo de vida de um projeto.
  • Distinguir diferentes tipos de projetos educativos e os seus contextos de aplicação.
  • Definir o conceito de Projeto Educativo (PE), com base na legislação educativa em vigor, reconhecendo-o como um instrumento fundamental para a organização e orientação escolar.
  • Identificar e selecionar técnicas e ferramentas de avaliação.
  • Comparar diferentes modelos de planificação de intervenção educativa, analisando as suas potencialidades e limitações.
  • Analisar criticamente a estrutura e os diferentes campos de trabalho de um projeto educativo, utilizando como referência exemplos reais.

Destinatários

Este curso destina-se a educadores, professores, pedagogos e outros profissionais da área da educação.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • Ambiente de Aprendizagem: O curso decorre em formato de e-learning assíncrono (sem horários marcados), permitindo ao formando iniciar logo após a formalização da inscrição, através da plataforma da E-LEARN PT®.
  • Disponibilização dos Conteúdos: Os conteúdos são disponibilizados integralmente desde o primeiro dia e ficam disponíveis até ao último dia da formação.
  • Estrutura e Standards: O curso segue standards internacionais de e-learning, com conteúdos interativos acessíveis em qualquer dispositivo.
  • Carga Horária: A carga horária indicada na descrição do curso representa o tempo estimado que o formando deverá dedicar ao estudo, leitura dos conteúdos e participação em tarefas práticas.
  • Fórum e Tutoria Ativa: Durante o curso, existe um fórum onde os formandos podem interagir e desenvolver os conteúdos com apoio de tutoria ativa; as questões colocadas são respondidas num prazo máximo de 48 horas.
  • Flexibilidade e Autonomia: O formando pode aceder aos conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando as atividades ao seu ritmo, devendo apenas cumprir as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • Download dos Materiais: No final de cada aula, tem a opção de descarregar os materiais para guardar no seu computador e/ou imprimir.
  • Modelo Pedagógico: O curso obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: Modelo Pedagógico Online da E-LEARN PT.
  • Como funciona? Guia de Perguntas e Respostas

Avaliação e Certificação

  • A avaliação do curso será feita com base na participação nas discussões online, testes de avaliação e exercícios práticos, ponderados numa escala de 0 a 20 valores.
  • No final da formação, os formandos que cumprirem os critérios mínimos de aproveitamento — os quais serão comunicados no início do curso — receberão um Certificado de Formação Profissional, emitido nos termos da legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho).
  • O certificado digital será disponibilizado na área reservada do formando no site da E-LEARN PT®, no prazo máximo de 15 dias úteis após a data de fim da formação.

A E-LEARN PT® é uma entidade formadora certificada pela DGERT, nas seguintes áreas de formação: 142 – Ciências da Educação; 347 – Enquadramento na Organização/Empresa; e 862 – Segurança e Higiene no Trabalho.

Requisitos

Para frequentar este curso, os candidatos devem:

  • Ter acesso a um dispositivo com ligação à Internet (computador, tablet ou smartphone);
  • Possuir conhecimentos básicos de informática;
  • Ter motivação para o autoestudo e para o trabalho colaborativo. Não é necessário conhecimento prévio, nem instalação de software adicional para assistir às aulas.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Compatível com a sua vida profissional e familiar;
  • A partir de qualquer lugar, comodamente 100% e-learning-,
  • Acompanhamento contínuo por parte do formador e da equipa E-LEARN PT®;
  • Início imediato após validação da inscrição, com horários flexíveis adaptados ao ritmo do formando;
  • Plataforma e-learning responsiva, acessível a partir de qualquer local, sem necessidade de deslocações.
  • Dedutível em IRS como despesa de educação;
  • A emissão do certificado é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho). As competências desenvolvidas na formação ficarão registadas no Passaporte Qualifica.

Programa

1. PLANIFICAÇÃO DE UM PROJETO EDUCATIVO
2. MODELOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO
3. MODELOS DE PLANIFICAÇÃO DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS
4. PRODUÇÃO DE SUPORTE DOCUMENTAL DE APOIO À GESTÃO DE PROJETOS