bookmark_border
Área de Educação e Formação
Aplicabilidade Prática do Curso
Este curso Poder do Livro na Primeira Infância permite-lhe aplicar atividades que visam a promoção da leitura, selecionando os livros mais adequados a cada faixa etária.
Objetivo Geral
Desenvolver actividades que visam a promoção de hábitos de leitura através da utilização do livro, de acordo com a faixa etária da criança.
Objetivos Específicos
No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:
- Enumerar os principais sinais de alarme de atraso de desenvolvimento linguístico;
- Identificar as etapas de desenvolvimento das crianças dos 0 aos 3 anos de idade;
- Selecionar os livros adequados às diferentes etapas do desenvolvimento da criança;
- Refletir sobre a importância das características do livro, ilustrações, texturas e expressões para o crescimento integral da criança;
- Aplicar metodologias práticas de intervenção com crianças dos 0-3 anos nos contextos naturais (casa, creche, jardim de infância….).
Destinatários
Este curso destina-se a educadores de infância, animadores socioculturais, assistentes operacionais, profissionais de saúde, pais, estudantes e/ou outros interessados na temática.
Metodologia de Funcionamento da Formação
- O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®;
- O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
- No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
- Aceda a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
- No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
Avaliação e Certificação
- A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
– Participação nas discussões online (desafios do fórum);
– Testes de Avaliação;
– Propostas de trabalho. - No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todas as tarefas propostas e participem nas discussões no fórum);
- O certificado será disponibilizado em formato digital na área do e-formando, no site da E-LEARN PT®, num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.
Requisitos
Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
-
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
- Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
- Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.
Mais Valias / Vantagens do Curso
- Dedutível em IRS (despesas de Educação);
- Formação certificada – Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação;
- Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
- Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
- Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
- Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.
Programa
1. A LINGUAGEM
Etapas de Desenvolvimento da Linguagem
Principais Sinais de Alerta de Alterações no Desenvolvimento da Linguagem
Tipos de Problemas da Fala mais comuns em crianças com idades precoces
2. PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DE LEITURA
Projetos e Iniciativas Nacionais e Internacionais de Leitura associados à promoção da saúde
3. O LIVRO COMO FERRAMENTA PODEROSA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Impacto do Livro no Desenvolvimento Infantil
Quando inicia o primeiro Contacto com os Livros
Seleção do Livro Infantil adequados às diferentes etapas do desenvolvimento da criança
Papel da Família e da Escola na Promoção de Hábitos de Leitura
Estratégias de Intervenção a utilizar em vários contextos (Casa, Creche, Jardim de Infância….)
Testemunhos
O que dizem os nossos clientes
“O curso estava bastante organizado e elaborado.”