Valor 59.50

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
20 Horas (3 semanas, após a data de início)
playlist_add_check
4 aulas
spellcheck
Formato: Formação e-Learning (Início imediato após confirmação de inscrição)
terrain
Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe aplicar em situações concretas o método Montessori, quer em família, escola e estratégias de ensino de modo inclusivo.

Objetivo Geral

  • Conhecer e aplicar o método Montessori em vários contextos nomeadamente na família e na escola.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Descrever de modo sucinto o Método Montessori;
  • Nomear os pilares do Método Montessori;
  • Descrever o ambiente preparado;
  • Descrever de modo sucinto o papel do adulto num ambiente Montessori;
  • Nomear características do material Montessori;
  • Descrever o conceito de Mente Absorvente;
  • Caracterizar os períodos sensíveis (ordem, movimento, linguagem, sensações, objetivos pequenos, vida sociável);
  • Descrever o desenvolvimento da criança;
  • Descrever os 4 planos de desenvolvimento;
  • Relacionar o plano da 1ª infância com os períodos sensíveis;
  • Relacionar o plano da primeira infância com o plano de adolescência.
  • Identificar um ambiente Montessori
  • Identificar áreas de ambiente preparado Montessori
  • Regras sociais num ambiente partilhado e organizado
  • Caracterizar as atividades da área da vida pratica
  • Caracterizar os materiais sensoriais
  • Nomear os requisitos de materiais montessori
  • Descrever a área da linguagem e seus materiais
  • Descrever a área da matemática e seus materiais
  • Descrever os materiais de matemática
  • Relacionar as extensões com as áreas envolventes
  • Contextualizar a arte no método montessori

Destinatários

Este curso destina-se a Pais, Educadores, Professores e pessoas interessadas pela temática.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning assíncrono, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®, pelo que terá início imediato após a formalização da inscrição.
  • O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • A carga horária total apresentada nos detalhes do curso, significa que é o tempo estimado que o(a) formando(a) terá se dedicar para estudar/ler os conteúdos e participar nas tarefas práticas;
  • As aulas interativas (assíncronas) serão automaticamente disponibilizadas na área do curso, de dois em dois dias.
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
  • O formando pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
  • Esta oferta obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: https://e-learn.pt/modelo-pedagogico-online/

Avaliação e Certificação

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
– Participação nas discussões online (desafios do fórum);
– Testes de Avaliação;
– Exercícios práticos.
No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados nos primeiros dias do curso.

O certificado digital será disponibilizado na área do e-formando, no site da E-LEARN PT, até num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.

Opcional: O certificado original será expedido, num prazo máximo de 15 dias úteis após o término do curso, para a morada do e-formando.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Dedutível em IRS (despesas de Educação);
  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português e as competências desenvolvidas são registadas no Passaporte Qualifica.
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. Introdução ao Método Montessori

A Pedagogia Montessori

Conceitos do Método Montessori

Princípios didáticos organizativos

2. A Criança e os Períodos Sensíveis

Mente Absorvente

Períodos Sensíveis

3. Desenvolvimento da Criança

As fases de desenvolvimento da criança segundo Maria Montessori

4. Ambiente Montessori

O adulto preparado

O ambiente Montessori, e os seus intervenientes

Como se organiza a casa da criança

As Áreas do Ambiente Montessori: Área da Vida prática; a Área Sensorial; a Área da Linguagem; a Área da Matemática; a área da Arte.

Projeto final: organizar uma área de interesse, com materiais e atividades Montessori.