Valor 55.00

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
25 Horas (4 semanas, após a data de início).
playlist_add_check
5 aulas
spellcheck
Formato: Formação e-Learning
terrain
Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe conhecer, explorar e criar um conjunto de ferramentas inovadoras de suporte a atividades de carácter pedagógico da Web 2.0.

Objetivo Geral

Explorar ferramentas web que possibilitem a criação e implementação de atividades/recursos pedagógicos a serem aplicadas quer em contexto de sala de aula/formação presencial, quer em contexto de formação a distância.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Promover a reflexão acerca do impacto das tecnologias na educação e na formação;
  • Identificar e explorar ferramentas como suporte didático às atividades propostas pelos professores/formadores nem contexto de sala de aula ou fora da mesma;
  • Conceber recursos através do apoio das ferramentas web 2.0, facilitadores da gestão do conhecimento e da inovação pedagógica.

Destinatários

Este curso destina-se a professores, formadores e outros públicos interessados que pretendam explorar ferramentas para criar actividades pedagógicas.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • Ambiente de Aprendizagem: O curso decorre em formato de e-learning assíncrono (sem horários marcados), permitindo ao formando iniciar logo após a formalização da inscrição, através da plataforma da E-LEARN PT®.
  • Disponibilização dos Conteúdos: As aulas são disponibilizadas de dois em dois dias na área do curso, permitindo-lhe organizar o seu estudo de forma gradual. Depois de disponibilizada a última aula, dispõe ainda de uma semana para concluir o curso. Além disso, pode ativar os dois períodos de prolongamento que a E-LEARN PT tem à disposição, como oportunidade de concluir as tarefas de avaliação pendentes.
  • Estrutura e Standards: O curso segue standards internacionais de e-learning, com conteúdos interativos acessíveis em qualquer dispositivo.
  • Carga Horária: A carga horária indicada na descrição do curso representa o tempo estimado que o formando deverá dedicar ao estudo, leitura dos conteúdos e participação em tarefas práticas.
  • Fórum e Tutoria Ativa: Durante o curso, existe um fórum onde os formandos podem interagir e desenvolver os conteúdos com apoio de tutoria ativa; as questões colocadas são respondidas num prazo máximo de 48 horas.
  • Flexibilidade e Autonomia: O formando pode aceder aos conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando as atividades ao seu ritmo, devendo apenas cumprir as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • Download dos Materiais: No final de cada aula, tem a opção de descarregar os materiais para guardar no seu computador e/ou imprimir.
  • Modelo Pedagógico: O curso obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: Modelo Pedagógico Online da E-LEARN PT.
  • Como funciona? Guia de Perguntas e Respostas

Avaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
    – Participação nas discussões online (desafios do fórum);
    – Testes de Avaliação;
    – Propostas de trabalho.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional,  conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todas as tarefas propostas e participem nas discussões no fórum);
  • O certificado será disponibilizado em formato digital na área do e-formando, no site da E-LEARN PT®, num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Dedutível em IRS (despesas de Educação);
  • Formação certificada – Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação;
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. INTRODUÇÃO À WEB

Conceito, características, oportunidades e a sua relação com a educação.

2. O POTENCIAL PEDAGÓGICO DAS FERRAMENTAS WEB PARA A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

O valor pedagógico da utilização das ferramentas web para a educação e formação

Critérios e componentes de avaliação pedagógica de um produto interativo

3. CATEGORIZAÇÃO DE FERRAMENTAS WEB POR CATEGORIAS

Ferramentas de Conferências Web

Ferramentas de Criação de Questionários

Ferramentas de Criação de Testes

Ferramentas de Captura de Ecrã

Ferramentas de Trabalho colaborativo

Ferramentas de Mapas Mentais

Ferramentas de Criação e Edição de Vídeo e Animações

Ferramentas de Edição de Fotos e Imagens

Ferramentas de Criação de Infográficos, Diagramas e Gráficos

Ferramentas de Anotação Online

Ferramentas de PDF

Ferramentas de Produção de Podcasts/Áudio

Ferramentas Social Bookmarking

Ferramentas para Contar Histórias Digitais

Ferramentas de Criação de Referências Bibliográficas e Citações

4. TECNOLOGIA DO FUTURO: A INTERNET DAS COISAS

Funcionamento e Aplicação da IoT

O impacto da IoT na área da Educação

Casos de Sucesso

5. e-TRABALHO PRÁTICO

Criação de uma ferramenta web