Campanha até 21 de Fevereiro, 2025

Valor O preço original era: €69.95.O preço atual é: €59.95.

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
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15 horas (Prazo de conclusão do curso: 21 dias, após a data de início) NOTA: Próxima data de Início / A partir de 21 fev 2024
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5 aulas assíncronas
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Formato: Formação e-Learning
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Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de julho)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe abordar a Educação para os Media em diversos contextos educativos, do pré-escolar ao ensino secundário, promovendo um uso responsável dos media e fomentando o pensamento crítico e reflexivo dos/as educandos/as.

Objetivo Geral

  • Explorar e promover a integração da Educação para os Media em contextos educativos, abrangendo todas as etapas de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, com enfoque no desenvolvimento de competências críticas, criativas e éticas na utilização dos media.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Definir a educação para os media e a literacia mediática;
  • Identificar a importância da educação para os media no contexto escolar;
  • Analisar as diferentes linguagens dos media;
  • Compreender o impacto dos media nas representações da realidade;
  • Identificar fake news, aplicando estratégias para verificar a veracidade das informações;
  • Compreender os princípios éticos relacionados ao uso dos media;
  • Planificar e implementar um projeto de educação para os media;
  • Promover um uso responsável dos media;
  • Fomentar o pensamento crítico nos/as alunos/as.

Destinatários

  • Este curso destina-se a professores/as do pré-escolar ao ensino secundário, independentemente da área disciplinar em que atuam. É também indicado para educadores/as, pais, encarregados/as de educação e todas as pessoas interessadas em promover o uso responsável dos media.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • Ambiente de Aprendizagem: O curso decorre em formato de e-learning assíncrono (sem horários marcados), permitindo ao formando iniciar logo após a formalização da inscrição, através da plataforma da E-LEARN PT®.
  • Disponibilização dos Conteúdos: Os conteúdos são disponibilizados integralmente desde o primeiro dia e ficam disponíveis até ao último dia da formação.
  • Estrutura e Standards: O curso segue standards internacionais de e-learning, com conteúdos interativos acessíveis em qualquer dispositivo.
  • Carga Horária: A carga horária indicada na descrição do curso representa o tempo estimado que o formando deverá dedicar ao estudo, leitura dos conteúdos e participação em tarefas práticas.
  • Fórum e Tutoria Ativa: Durante o curso, existe um fórum onde os formandos podem interagir e desenvolver os conteúdos com apoio de tutoria ativa; as questões colocadas são respondidas num prazo máximo de 48 horas.
  • Flexibilidade e Autonomia: O formando pode aceder aos conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando as atividades ao seu ritmo, devendo apenas cumprir as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • Download dos Materiais: No final de cada aula, tem a opção de descarregar os materiais para guardar no seu computador e/ou imprimir.
  • Modelo Pedagógico: O curso obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: Modelo Pedagógico Online da E-LEARN PT.
  • Como funciona? Guia de Perguntas e Respostas

Avaliação e Certificação

  • A avaliação do curso será feita com base na participação nas discussões online, testes de avaliação e exercícios práticos, ponderados numa escala de 0 a 20 valores.
  • No final da formação, os formandos que cumprirem os critérios mínimos de aproveitamento, os quais serão comunicados no início do curso, receberão um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com a legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho).

O certificado digital será disponibilizado na área reservada do formando no site da E-LEARN PT®, num prazo máximo de 15 dias úteis após o término da formação.

A E-LEARN PT® é uma entidade formadora certificada pela DGERT, nas seguintes áreas de formação: 142 – Ciências da Educação; 347 – Enquadramento na Organização/Empresa; e 862 – Segurança e Higiene no Trabalho.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um dispositivo com ligação à Internet (computador, tablet ou smartphone);
  • Possuir conhecimentos básicos de informática;
  • Ter motivação para o autoestudo e para o trabalho colaborativo.

Não é necessário conhecimento prévio, nem instalação de software adicional para assistir às aulas.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Compatível com a sua vida profissional e familiar;
  • A partir de qualquer lugar, comodamente 100% e-learning-,
  • Acompanhamento contínuo por parte do formador e da equipa E-LEARN PT®;
  • Início imediato após validação da inscrição, com horários flexíveis adaptados ao ritmo do formando;
  • Plataforma e-learning responsiva, acessível a partir de qualquer local, sem necessidade de deslocações.
  • Dedutível em IRS como despesa de educação;
  • A emissão do certificado é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho). As competências desenvolvidas na formação ficarão registadas no Passaporte Qualifica.

Programa

0. INTRODUÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA

Apresentação do Curso e da Formadora

Importância da Educação para os Media

Literacia Mediática

1. OS MEDIA: TIPOS, LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES

História da Comunicação - Como surgiu a comunicação?

Linguagens dos Media e o seu impacto nas representações da realidade

Desinformação e Fake News - O que são e como identificar?

Bolha de Filtro

Infoentretenimento: Quando a informação e o entretenimento se fundem

2. USOS E PRÁTICAS MEDIÁTICAS: O IMPACTO NA SOCIEDADE

Foso Digital: Desigualdades no acesso e uso dos media

Riscos: Cyberbullying, discurso de ódio, trolling, sexting, dependência

Publicidade e Técnicas Publicitárias

3. LIBERDADE E ÉTICA NO USO DOS MEDIA: DESAFIOS NO MUNDO MEDIÁTICO

Liberdade de Expressão e Direito à Informação

Ética nos Media: Plágio e Direitos de Autor; Pegada Digital e Privacidade de Dados

4. ENTRETENIMENTO E PROFISSIONAIS DOS MEDIA: A NOVA ERA DA INFLUÊNCIA

Ficção e Entretenimento: Impacto na Sociedade

Profissionais dos Media e Novas Ocupações

5. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA

Exemplos práticos de projetos de Educação para os Media

Conselhos para implementação de projetos de Educação para os Media

Planificação de uma aula sobre a Educação para os Media