Campanha até 30 de Novembro, 2022

Valor 39.95

Campanha Black Friday

Campanha válida para pagamentos confirmados de 14 de novembro 2022 até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2022. Desconto direto aplicado automaticamente na finalização da encomenda. O desconto é válido exclusivamente para as edições a iniciar garantidamente a 28 novembro 2022. - Clique aqui para consultar as condições da Campanha
Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
6 horas (Prazo de conclusão do curso: 17 dias, após a data de início)
playlist_add_check
3 aulas assíncronas
spellcheck
Formato: Formação e-Learning
terrain
Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe compreender o medo e ansiedade ao longo da trajetória do desenvolvimento da criança, permitindo uma avaliação e intervenção mais adequada.

Objetivo Geral

  • Compreender, avaliar e intervir nos medos e perturbações de ansiedade na infância.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Compreender os medos e ansiedade ao longo da trajetória de desenvolvimento da infância
  • Distinguir medo normativo de ansiedade patológica
  • Caracterizar e diagnosticar as perturbações de ansiedade na infância
  • Conhecer os fatores de risco, precipitantes, manutenção e proteção das perturbações de Ansiedade
  • Identificar instrumentos de avaliação psicológica das perturbações de ansiedade na infância
  • Definir estratégias de intervenção na ansiedade na infância
  • Identificar estratégias para diminuir medos na infância
  • Identificar terapêuticas mais eficazes

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais da área da saúde bem como a todas as pessoas interessadas na temática.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning assíncrono (sem horários fixos), através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®, pelo que terá início imediato após a formalização da inscrição.
  • O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • A carga horária total apresentada nos detalhes do curso, significa que é o tempo estimado que o(a) formando(a) terá se dedicar para estudar/ler os conteúdos e participar nas tarefas práticas;
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
  • As aulas são disponibilizadas de 3 em 3 dias, na área do curso. Após a disponibilização da última aula, o formando tem uma semana para concluir o curso. Além disso, o formando pode ativar dois períodos de prolongamento que a E-LEARN PT tem à disposição, como oportunidade de concluir as tarefas de avaliação pendentes;
  • O formando pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
  • Esta oferta obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: https://e-learn.pt/modelo-pedagogico-online/

Avaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação: Participação nas discussões online (desafios do fórum); Testes de Avaliação; Exercícios práticos.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados nos primeiros dias do curso.
  • O certificado digital será disponibilizado na área do e-formando, no site da E-LEARN PT, num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.
  • A E-LEARN PT ® é uma entidade formadora certificada pela DGERT nas seguintes áreas de formação: 142 – Ciências da Educação; 347 – Enquadramento na Organização/Empresa; 862 – Segurança e Higiene no Trabalho.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação;
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE OS MEDOS E ANSIEDADE NA INFÂNCIA

- Definição de medo e ansiedade

- Contextualização do medo e ansiedade ao longo da trajetória de desenvolvimento na infância

- Distinção entre medo normativo e ansiedade patológica

- Reações típicas ao medo na infância

- Modelos e teorias explicativas

- Caracterização e critérios de diagnóstico das perturbações de ansiedade na infância

- Fatores de risco, precipitantes, manutenção e proteção das perturbações de ansiedade

2. AVALIAÇÃO DAS PERTURBAÇÕES DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA

- Formas de avaliação das perturbações de ansiedade na infância

- Instrumentos de avaliação das perturbações de ansiedade na infância

3. INTERVENÇÃO NA ANSIEDADE NA INFÂNCIA

- Estratégias de intervenção nas perturbações de ansiedade na infância

- Estratégias de intervenção nos medos na infância