Valor 60.00

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
6 horas (Prazo de conclusão do curso: 17 dias, após a data de início)
playlist_add_check
3 aulas assíncronas
spellcheck
Formato: Formação e-Learning
terrain
Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe compreender o medo e ansiedade ao longo da trajetória do desenvolvimento da criança, permitindo uma avaliação e intervenção mais adequada.

Objetivo Geral

  • Compreender, avaliar e intervir nos medos e perturbações de ansiedade na infância.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Compreender os medos e ansiedade ao longo da trajetória de desenvolvimento da infância
  • Distinguir medo normativo de ansiedade patológica
  • Caracterizar e diagnosticar as perturbações de ansiedade na infância
  • Conhecer os fatores de risco, precipitantes, manutenção e proteção das perturbações de Ansiedade
  • Identificar instrumentos de avaliação psicológica das perturbações de ansiedade na infância
  • Definir estratégias de intervenção na ansiedade na infância
  • Identificar estratégias para diminuir medos na infância
  • Identificar terapêuticas mais eficazes

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais da área da saúde bem como a todas as pessoas interessadas na temática.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning assíncrono (sem horários fixos), através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®, pelo que terá início imediato após a formalização da inscrição.
  • O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • A carga horária total apresentada nos detalhes do curso, significa que é o tempo estimado que o(a) formando(a) terá se dedicar para estudar/ler os conteúdos e participar nas tarefas práticas;
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
  • As aulas são disponibilizadas de 3 em 3 dias, na área do curso. Após a disponibilização da última aula, o formando tem uma semana para concluir o curso. Além disso, o formando pode ativar dois períodos de prolongamento que a E-LEARN PT tem à disposição, como oportunidade de concluir as tarefas de avaliação pendentes;
  • O formando pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
  • Esta oferta obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: https://e-learn.pt/modelo-pedagogico-online/

Avaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação: Participação nas discussões online (desafios do fórum); Testes de Avaliação; Exercícios práticos.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados nos primeiros dias do curso.
  • O certificado digital será disponibilizado na área do e-formando, no site da E-LEARN PT, num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.
  • A E-LEARN PT ® é uma entidade formadora certificada pela DGERT nas seguintes áreas de formação: 142 – Ciências da Educação; 347 – Enquadramento na Organização/Empresa; 862 – Segurança e Higiene no Trabalho.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo.
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição.
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade.
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE OS MEDOS E ANSIEDADE NA INFÂNCIA

- Definição de medo e ansiedade

- Contextualização do medo e ansiedade ao longo da trajetória de desenvolvimento na infância

- Distinção entre medo normativo e ansiedade patológica

- Reações típicas ao medo na infância

- Modelos e teorias explicativas

- Caracterização e critérios de diagnóstico das perturbações de ansiedade na infância

- Fatores de risco, precipitantes, manutenção e proteção das perturbações de ansiedade

2. AVALIAÇÃO DAS PERTURBAÇÕES DE ANSIEDADE NA INFÂNCIA

- Formas de avaliação das perturbações de ansiedade na infância

- Instrumentos de avaliação das perturbações de ansiedade na infância

3. INTERVENÇÃO NA ANSIEDADE NA INFÂNCIA

- Estratégias de intervenção nas perturbações de ansiedade na infância

- Estratégias de intervenção nos medos na infância