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Área de Educação e Formação

Aplicabilidade Prática do Curso
Aprenda a criar atividades lúdicas que estimulam memória, foco e coordenação, promovendo socialização, bem-estar e qualidade de vida das pessoas idosas.
Objetivo Geral
Promover o bem-estar e a socialização dos idosos através da animação, explorando diferentes formas de dinamização e a planificação de jogos e atividades adequadas.
Objetivos Específicos
No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:
- Definir o conceito de animação no contexto do trabalho com pessoas idosas.
- Identificar o papel do animador como agente dinamizador de atividades adaptadas às necessidades do grupo.
- Reconhecer a importância da animação na promoção do bem-estar, da autonomia e da inclusão social dos idosos
- Conhecer a importância da animação na terceira idade como promotora de bem-estar, participação ativa e qualidade de vida.
- Reconhecer a importância da animação no domicílio e em contexto institucional, compreendendo o papel do animador na construção da relação com o idoso.
- Compreender o conceito de envelhecimento
- Reconhecer o envelhecimento ativo como uma abordagem positiva, promotora de autonomia, participação social e qualidade de vida na terceira idade.
- Identificar os principais fatores que influenciam o envelhecimento ativo
- Identificar e descrever as principais teorias do envelhecimento, nas suas dimensões biológica, psicológica e sociocultural.
- Reconhecer os diferentes tipos de envelhecimento
- Conhecer e refletir sobre os limites de resposta as idosos.
- Aplicar princípios básicos de planificação na preparação de oficinas artísticas adaptadas às necessidades do público sénior.
- Reconhecer a importância da música na terceira idade, compreendendo o seu papel no bem-estar físico, emocional, cognitivo e social dos idosos
- Identificar os principais benefícios da expressão musical para pessoas idosas, nomeadamente ao nível da memória, socialização, coordenação motora e estímulo sensorial.
- Explorar diferentes formas de utilizar a música na intervenção com seniores.
- Compreender o papel da expressão dramática como ferramenta de animação;
- Identificar e selecionar recursos e atividades adequadas à prática da animação com recurso à expressão dramática.
- Reconhecer a importância do exercício físico regular na terceira idade, compreendendo os seus impactos na saúde física, mental e emocional.
- Identificar e aplicar atividades motoras adequadas a pessoas idosa.
- Conhecer as principais recomendações para a prática de atividade física adaptada à terceira idade, assegurando segurança, eficácia e bem-estar.
- Descrever os benefícios da atividade física regular, nomeadamente na prevenção de doenças, melhoria da mobilidade, autoestima e qualidade do sono.
- Elaborar e aplicar exemplos de exercícios práticos, adaptados às características do público sénior, promovendo o movimento e a participação.
- Reconhecer a importância da estimulação cognitiva na prevenção e desaceleração do declínio das funções mental.
- Aplicar exemplos de exercícios cognitivos práticos, adaptados ao público sénior, visando a estimulação da memória, atenção, linguagem, orientação e raciocínio.
- Distinguir os conceitos de animação pessoal e animação comunitária, reconhecendo as suas características e públicos-alvo.
- Compreender a importância da adaptação das atividades às necessidades das pessoas idosas.
- Identificar formas de voluntariado sénior
- Caracterizar a Instituição e a sua missão social
- Compreender o conceito e a importância do Plano de Atividades Anual
- Listar os principais objetivos do Plano de Atividades Anual.
- Identificar os diferentes tipos de animação a aplicar na intervenção com idoso.
- Elaborar um plano de atividades semanal, identificando as diferentes componentes do planeamento, e construir um quadro de avaliação adequado à monitorização e análise das atividades realizadas
Destinatários
- Este curso destina-se a profissionais e estudantes das áreas da Educação, Psicologia, Animação, Serviço Social, Formação, Saúde e Geriatria, bem como todos os que tenham interesse em adquirir conhecimentos na área da animação sénior e na utilização do jogo como ferramenta de socialização.
Metodologia de Funcionamento da Formação
- Ambiente de Aprendizagem: O curso decorre em formato de e-learning assíncrono (sem horários marcados), permitindo ao formando iniciar logo após a formalização da inscrição, através da plataforma da E-LEARN PT®.
- Disponibilização dos Conteúdos: Os conteúdos são disponibilizados integralmente desde o primeiro dia e ficam disponíveis até ao último dia da formação.
- Estrutura e Standards: O curso segue standards internacionais de e-learning, com conteúdos interativos acessíveis em qualquer dispositivo.
- Carga Horária: A carga horária indicada na descrição do curso representa o tempo estimado que o formando deverá dedicar ao estudo, leitura dos conteúdos e participação em tarefas práticas.
- Fórum e Tutoria Ativa: Durante o curso, existe um fórum onde os formandos podem interagir e desenvolver os conteúdos com apoio de tutoria ativa; as questões colocadas são respondidas num prazo máximo de 48 horas.
- Flexibilidade e Autonomia: O formando pode aceder aos conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando as atividades ao seu ritmo, devendo apenas cumprir as tarefas propostas até ao último dia da formação.
- Download dos Materiais: No final de cada aula, tem a opção de descarregar os materiais para guardar no seu computador e/ou imprimir.
- Modelo Pedagógico: O curso obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: Modelo Pedagógico Online da E-LEARN PT.
- Como funciona? Guia de Perguntas e Respostas
Avaliação e Certificação
- A avaliação do curso será feita com base na participação nas discussões online, testes de avaliação e exercícios práticos, ponderados numa escala de 0 a 20 valores.
- No final da formação, os formandos que cumprirem os critérios mínimos de aproveitamento, os quais serão comunicados no início do curso, receberão um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com a legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho).
- O certificado digital será disponibilizado na área reservada do formando no site da E-LEARN PT®, num prazo máximo de 15 dias úteis após o término da formação.
- A E-LEARN PT® é uma entidade formadora certificada pela DGERT, nas seguintes áreas de formação: 142 – Ciências da Educação; 347 – Enquadramento na Organização/Empresa; e 862 – Segurança e Higiene no Trabalho.
Requisitos
Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um dispositivo com ligação à Internet (computador, tablet ou smartphone);
- Possuir conhecimentos básicos de informática;
- Ter motivação para o autoestudo e para o trabalho colaborativo.
- Não é necessário conhecimento prévio, nem instalação de software adicional para assistir às aulas.
Mais Valias / Vantagens do Curso
- Compatível com a sua vida profissional e familiar
- A partir de qualquer lugar, comodamente 100% e-Learning
- Acompanhamento contínuo por parte do formador e da equipa E-LEARN PT®
- Início imediato após validação da inscrição, com horários flexíveis adaptados ao ritmo do formando
- Plataforma e-Learning Responsive, acessível a partir de qualquer local, sem necessidade de deslocações
- Dedutível em IRS como despesa de educação
- A emissão do certificado é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho). As competências desenvolvidas na formação ficarão registadas no Passaporte Qualifica