Campanha até 3 de Outubro, 2025

Valor O preço original era: €190.00.O preço atual é: €170.00.

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
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33 horas (Prazo de conclusão do curso: 3 semanas, após a data de início)
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11 aulas assíncronas
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Formato: Formação e-Learning
terrain
Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Aprenda a criar atividades lúdicas que estimulam memória, foco e coordenação, promovendo socialização, bem-estar e qualidade de vida das pessoas idosas.

Objetivo Geral

Promover o bem-estar e a socialização dos idosos através da animação, explorando diferentes formas de dinamização e a planificação de jogos e atividades adequadas.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Definir o conceito de animação no contexto do trabalho com pessoas idosas.
  • Identificar o papel do animador como agente dinamizador de atividades adaptadas às necessidades do grupo.
  • Reconhecer a importância da animação na promoção do bem-estar, da autonomia e da inclusão social dos idosos
  • Conhecer a importância da animação na terceira idade como promotora de bem-estar, participação ativa e qualidade de vida.
  • Reconhecer a importância da animação no domicílio e em contexto institucional, compreendendo o papel do animador na construção da relação com o idoso.
  • Compreender o conceito de envelhecimento
  • Reconhecer o envelhecimento ativo como uma abordagem positiva, promotora de autonomia, participação social e qualidade de vida na terceira idade.
  • Identificar os principais fatores que influenciam o envelhecimento ativo
  • Identificar e descrever as principais teorias do envelhecimento, nas suas dimensões biológica, psicológica e sociocultural.
  • Reconhecer os diferentes tipos de envelhecimento
  • Conhecer e refletir sobre os limites de resposta as idosos.
  • Aplicar princípios básicos de planificação na preparação de oficinas artísticas adaptadas às necessidades do público sénior.
  • Reconhecer a importância da música na terceira idade, compreendendo o seu papel no bem-estar físico, emocional, cognitivo e social dos idosos
  • Identificar os principais benefícios da expressão musical para pessoas idosas, nomeadamente ao nível da memória, socialização, coordenação motora e estímulo sensorial.
  • Explorar diferentes formas de utilizar a música na intervenção com seniores.
  • Compreender o papel da expressão dramática como ferramenta de animação;
  • Identificar e selecionar recursos e atividades adequadas à prática da animação com recurso à expressão dramática.
  • Reconhecer a importância do exercício físico regular na terceira idade, compreendendo os seus impactos na saúde física, mental e emocional.
  • Identificar e aplicar atividades motoras adequadas a pessoas idosa.
  • Conhecer as principais recomendações para a prática de atividade física adaptada à terceira idade, assegurando segurança, eficácia e bem-estar.
  • Descrever os benefícios da atividade física regular, nomeadamente na prevenção de doenças, melhoria da mobilidade, autoestima e qualidade do sono.
  • Elaborar e aplicar exemplos de exercícios práticos, adaptados às características do público sénior, promovendo o movimento e a participação.
  • Reconhecer a importância da estimulação cognitiva na prevenção e desaceleração do declínio das funções mental.
  • Aplicar exemplos de exercícios cognitivos práticos, adaptados ao público sénior, visando a estimulação da memória, atenção, linguagem, orientação e raciocínio.
  • Distinguir os conceitos de animação pessoal e animação comunitária, reconhecendo as suas características e públicos-alvo.
  • Compreender a importância da adaptação das atividades às necessidades das pessoas idosas.
  • Identificar formas de voluntariado sénior
  • Caracterizar a Instituição e a sua missão social
  • Compreender o conceito e a importância do Plano de Atividades Anual
  • Listar os principais objetivos do Plano de Atividades Anual.
  • Identificar os diferentes tipos de animação a aplicar na intervenção com idoso.
  • Elaborar um plano de atividades semanal, identificando as diferentes componentes do planeamento, e construir um quadro de avaliação adequado à monitorização e análise das atividades realizadas

Destinatários

  • Este curso destina-se a profissionais e estudantes das áreas da Educação, Psicologia, Animação, Serviço Social, Formação, Saúde e Geriatria, bem como todos os que tenham interesse em adquirir conhecimentos na área da animação sénior e na utilização do jogo como ferramenta de socialização.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • Ambiente de Aprendizagem: O curso decorre em formato de e-learning assíncrono (sem horários marcados), permitindo ao formando iniciar logo após a formalização da inscrição, através da plataforma da E-LEARN PT®.
  • Disponibilização dos Conteúdos: Os conteúdos são disponibilizados integralmente desde o primeiro dia e ficam disponíveis até ao último dia da formação.
  • Estrutura e Standards: O curso segue standards internacionais de e-learning, com conteúdos interativos acessíveis em qualquer dispositivo.
  • Carga Horária: A carga horária indicada na descrição do curso representa o tempo estimado que o formando deverá dedicar ao estudo, leitura dos conteúdos e participação em tarefas práticas.
  • Fórum e Tutoria Ativa: Durante o curso, existe um fórum onde os formandos podem interagir e desenvolver os conteúdos com apoio de tutoria ativa; as questões colocadas são respondidas num prazo máximo de 48 horas.
  • Flexibilidade e Autonomia: O formando pode aceder aos conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando as atividades ao seu ritmo, devendo apenas cumprir as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • Download dos Materiais: No final de cada aula, tem a opção de descarregar os materiais para guardar no seu computador e/ou imprimir.
  • Modelo Pedagógico: O curso obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: Modelo Pedagógico Online da E-LEARN PT.
  • Como funciona? Guia de Perguntas e Respostas

Avaliação e Certificação

  • A avaliação do curso será feita com base na participação nas discussões online, testes de avaliação e exercícios práticos, ponderados numa escala de 0 a 20 valores.
  • No final da formação, os formandos que cumprirem os critérios mínimos de aproveitamento, os quais serão comunicados no início do curso, receberão um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com a legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho).
  • O certificado digital será disponibilizado na área reservada do formando no site da E-LEARN PT®, num prazo máximo de 15 dias úteis após o término da formação.
  • A E-LEARN PT® é uma entidade formadora certificada pela DGERT, nas seguintes áreas de formação: 142 – Ciências da Educação; 347 – Enquadramento na Organização/Empresa; e 862 – Segurança e Higiene no Trabalho.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um dispositivo com ligação à Internet (computador, tablet ou smartphone);
  • Possuir conhecimentos básicos de informática;
  • Ter motivação para o autoestudo e para o trabalho colaborativo.
  • Não é necessário conhecimento prévio, nem instalação de software adicional para assistir às aulas.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Compatível com a sua vida profissional e familiar
  • A partir de qualquer lugar, comodamente 100% e-Learning
  • Acompanhamento contínuo por parte do formador e da equipa E-LEARN PT®
  • Início imediato após validação da inscrição, com horários flexíveis adaptados ao ritmo do formando
  • Plataforma e-Learning Responsive, acessível a partir de qualquer local, sem necessidade de deslocações
  • Dedutível em IRS como despesa de educação
  • A emissão do certificado é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho). As competências desenvolvidas na formação ficarão registadas no Passaporte Qualifica

Programa

1 . ANIMAÇÃO E ANIMADOR

Animação e Animador

Animação na Terceira Idade

2. ANIMACÃO NA TERCEIRA IDADE

Animação em Casa

Animação em Instituições

3. O ENVELHECIMENTO E O ENVELHECIMENTO ATIVO

Projeções do Envelhecimento Populacional Mundial e Nacional

Setores da Sociedade Afetados pelo Envelhecimento Populacional

Determinantes do Envelhecimento Ativo

4 . TEORIAS DE ENVELHECIMENTO E LIMITES À RESPOSTA

Teorias do Envelhecimento

Classificação das Teorias sobre o Envelhecimento

Limites das Respostas Face ao Idoso

5. ANIMAÇÃO NA EXPRESSÃO PLÁSTICA

Artes Plásticas

O Planeamento de Atividades: Uma Etapa Imprescindível

6. ANIMAÇÃO NA EXPRESSÃO MUSICAL

A Música na Terceira Idade

Principais benefícios da Música na Terceira idade

Formas de usar a música na Terceira Idade

7. ANIMAÇÃO NA EXPRESSÃO DRAMÁTICA

Dinâmicas de Expressão Dramática

Objetivos da Expressão Dramática

Atividades

Desenvolver Projetos de Expressão Dramática

8. ANIMAÇÃO NA EXPRESSÃO FÍSICA E MOTORA

Promover o Exercício Regular na Terceira Idade

Atividades Motoras para Pessoas Idosas

Recomendações para uma Atividade Física na Terceira Idade

Benefícios da Atividade Física

9. ANIMAÇÃO NA EXPRESSÃO COGNITIVA

As perdas cognitivas

A estimulação cognitiva

A saúde cognitiva e a saúde cerebral

Consequências da falta de estímulo mental

Exemplos de Exercícios Cognitivos práticos

10. ANIMAÇÃO NA EXPRESSÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA

A Animação Pessoal

A Animação Comunitária

Exemplos de Voluntariado Sénior

11. ANIMAÇÃO COMO RESPOPSTA LÚDICA E OCUPACIONAL

Caracterização da Instituição

Missão, Valores e Visão da Instituição

O Plano de Atividades Anual

Respostas Sociais

Atividades Genéricas

Prioridade de intervenção