Valor 80.00

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
20 Horas
playlist_add_check
4 Módulos
spellcheck
Formato: e-Learning
terrain
Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe aplicar técnicas e estratégias de animação de grupos de várias faixas etárias de forma a dinamizar e criar um ambiente educativo harmonioso e criativo.

Objetivo Geral

Conhecer o papel do Acompanhante de crianças e aplicar técnicas e estratégias para dinamizar grupos de crianças e jovens.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Caracterizar o Acompanhante de crianças;
  • Identificar metodologias e técnicas de animação diversos;
  • Indicar características do desenvolvimento infantil;
  • Elaborar uma planificação de atividades.

Destinatários

Este curso destina-se a Auxiliares de acção educativa e todos os interessados na área da Educação que exercem funções em Creches, Jardins-de-Infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®;
  • O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
  • Aceda a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
    – Participação nas discussões online (desafios do fórum);
    – Testes de Avaliação;
    – Propostas de trabalho.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional,  conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todas as tarefas propostas e participem nas discussões no fórum);
  • O certificado será enviado, num prazo máximo de 15 dias após o término do curso, para a morada do e-formando.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Dedutível em IRS (despesas de Educação);
  • Formação certificada – Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação;
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. ACOMPANHANTE DE CRIANÇAS: PERFIL E FUNÇÕES

Funções

Código Deontológico do Acompanhante de Crianças

2. O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Estádios de Desenvolvimento Infantil

Características da infância e adolescência

3. METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO

Conceito de Animação

Estilos de Liderança

Jogos Pedagógicos

Atividades de animação infantil e juvenil

4. PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS E JOVENS

Definir Objetivos

Estratégias a usar

Materiais e Recursos Humanos

Casos práticos de atividades para crianças e jovens