A Marca E-LEARN PT®
E-LEARN PT® é uma marca nacional registada com o Nº 538469 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e propriedade da empresa E-LEARN PTLMS, Unipessoal Lda.
A Equipa E-LEARN PT® é composta por diversos profissionais que trabalham na área do elearning e tem como missão promover um conjunto de atividades relacionadas com a Formação a Distância.
Tais atividades são:
- Comercialização de cursos em formato e-learning;
- Consultoria em projetos de e-Learning para particulares e empresas;
- Conversão de conteúdos para o e-learning de acordo com a nossa ferramenta de autor;
- Formação para entidades formadoras que pretendam implementar o e-learning nas organizações;
- Recrutamento e seleção de formadores; desenvolvedores de cursos (Design Instrucional) e produtos (design gráfico, programação, etc…);
- Formação interna da equipa de formadores acerca dos procedimentos da E-LEARN PT® relativamente às metodologias de conceção e desenvolvimento de cursos;
- Acompanhamento dos cursos, formandos e formadores;
- Controlo e monitorização da atividade dos e-formadores relativamente ao apoio prestados aos formandos ao longo dos percursos formativos;
- Acompanhamento e monitorização do progresso de aprendizagens dos formandos;
- Implementação da avaliação de satisfação/processos de qualidade para uma melhoria contínua dos serviços formativos prestados. Além disso, também prestamos serviços em consultoria Web:
• Alojamento/Instalação, Configuração de Plataformas LMS (Learning Management Systems);
• Alojamento de Ferramentas de Autor;
• Construção de Websites;
• Registo de Domínios;
• Desenvolvimento de Lojas Online;
• Alojamento Cloud.
Sim. A E-LEARN.PT é um site e uma marca, ambos propriedade da empresa E-LEARN PTLMS, Lda, NIPC 513624333, é uma entidade formadora certificada pela DGERT – Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho. Pode consultar a informação no portal da DGERT.
Ser uma entidade certificada pela DGERT significa que os seus recursos, processos, procedimentos e capacidades técnicas e organizativas no desenvolvimento das atividades formativas foram reconhecidas, em conformidade com o referencial de qualidade específico para a formação.
• Reconhecimento de qualidade no mercado | Ser uma entidade formadora certificada significa que os seus procedimentos e práticas estão de acordo com um referencial de qualidade específico para a formação. Além disso, a formação promovida só é considerada certificada, nos termos do Sistema Nacional de Qualificações, se for desenvolvida por entidade formadora certificada.
• Isenção de IVA nos serviços de formação | As entidades formadoras certificadas estão isentas de imposto sobre o valor acrescentado (IVA) sobre os seus produtos e serviços de formação profissional.
• Dedução de despesas com formação profissional no IRS | Os clientes de entidades formadoras certificadas podem deduzir no imposto sobre o rendimento singular (IRS) despesas relacionadas com formação profissional adquirida nas mesmas.
É uma forma flexível de aprender a distância através da utilização das tecnologias da internet que proporcionam a comunicação e interação entre formandos-formadores, com vista a obter o aperfeiçoamento ou aquisição de conhecimentos.
- Sem necessidade de deslocação
- Facilidade de Acesso aos Conteúdos
- Flexibilidade de horários
- Ritmo de Aprendizagem definido pelo próprio formando
- Acompanhamento personalizado pela Equipa Técnico-Pedagógica
- Custos menores quando comparados à formação convencional
- Plataforma e-learning disponível a qualquer hora, em qualquer lugar
- Tecnologias Avançadas e Aulas Interativas
- Conteúdos Dinâmicos e Apelativos
Os cursos online da E-LEARN.PT possuem um modelo pedagógico próprio. Este modelo é pautado pela valorização do formando e dos seus contextos de aprendizagem que são mediados pelas tecnologias e onde a flexibilidade e autonomia no acesso à aprendizagem são características centrais.
Pormenorizadamente, este modelo preconiza:
a) Flexibilidade Temporal: O formando beneficia da flexibilidade temporal, no qual tem a possibilidade de aceder aos conteúdos dos cursos em qualquer lugar e em qualquer hora, em função da sua disponibilidade e ritmo de aprendizagem, evitando deslocações. Esta flexibilidade temporal proporciona ainda a participação e comunicação com o formador nos momentos que lhe sejam mais convenientes.
b) Autonomia: O nosso modelo pedagógico enfatiza ainda a autonomia do formando no seu processo de aprendizagem. Isto é, o formando é responsável por tomar a iniciativa de realizar as tarefas determinadas pelos formadores, participar nos fóruns de discussão, cumprir os prazos estabelecidos, realizar o autoestudo dos conteúdos disponibilizados na plataforma.
c) Interações entre os vários intervenientes: A formação assenta em interações entre formandos-formadores, formandos-formandos e formandos-recursos pedagógicos; Todos os cursos prestam apoio de e-tutoria.
Sim, a E-LEARN.PT® possui um Regulamento de Formação que define os termos e condições de utilização dos nossos serviços. Ao inscrever-se no nosso site e frequentar um curso, está a aceitar as condições de serviço da E-LEARN.PT. Os termos condições de serviços quando aceites, assumem a forma de contrato de prestação de serviços entre si e a E-LEARN PT®. A frequência dos cursos de formação apenas é possível em caso de aceitação do Regulamento de Formação. A sua não aceitação, impede de realizar inscrições ou frequentar cursos.
Inscrições
A inscrição é feita no site https://e-learn.pt/cursos
Para efetuar uma inscrição, basta clicar no campo que diz “adicionar / inscrever-me“, dentro da página do curso pretendido. Basta seguir os passos indicados, incluindo a seleção da modalidade de pagamento.
Após confirmação de inscrição, a data de início é definida por si, de acordo com a sua disponibilidade e preferência (receberá automaticamente no seu email um formulário online para esse efeito).
Não. A inscrição no site não implica a criação ou registo de conta.
A partir do momento em que confirma a inscrição, deve indicar a data em que pretende começar o curso e, ainda, completar os dados pessoais através de um formulário online automaticamente enviado pela E-LEARN PT®. Esses dados irão ser utilizados para efeitos de constituição do dossier pedagógico, faturação, registo na plataforma de formação a distância, processo de avaliação e correta emissão do certificado de formação profissional no final da formação.
Finalizada a inscrição, incluindo pagamento, receberá no seu email os dados de acesso à plataforma de formação à distância, bem como as orientações necessárias para o bom acolhimento no curso.
Após entrar na plataforma, terá acesso à sua área de utilizador, ao(s) curso(s) em que se encontra inscrito e toda a documentação de suporte.
Pode trocar de curso, por outro de igual valor ou superior, antes da data de início do curso ou, caso o curso tenha iniciado e desde que ainda não tenha acedido aos conteúdos das aulas ou ao fórum. Se pretender a troca por um curso de valor inferior, a diferença não será devolvida, ficando em crédito para ser utilizado em futuras inscrições, sem prazo associado.
Caso pretenda adiar a data de início do curso, deverá comunicar à E-LEARN PT®, por email (info@e-learn.pt), sendo que os valores pagos ficam retidos, num prazo de seis meses, até especificar nova data de início.
Caso pretenda cancelar a sua inscrição já depois de ter efetuado o pagamento, e caso a formação não tenha iniciado na data pretendida, será cobrada uma taxa administrativa referente a cada formação cancelada. Alternativamente, e de forma a evitar penalizações, os valores pagos ficam em crédito para serem aplicados em futuras inscrições, num prazo de um ano.
Caso, por motivos totalmente alheios à E-LEARN PT®, não frequente o curso na data escolhida, não tem direito a qualquer devolução ou crédito, sendo considerada uma desistência, perdendo quaisquer direitos sobre os valores pagos.
Frequentar um curso
Não. Os nossos cursos são desenvolvidos em formato online (sem sessões presenciais) e sem necessidade de efetuar deslocações às nossas instalações. Pode frequentar os nossos cursos em qualquer lugar e em qualquer momento. A inscrição também é feita online.
Os cursos decorrem na plataforma e-learning.
A nossa plataforma de e-learning é desenvolvida com as mais recentes tecnologias, sendo permanentemente atualizada. É, por isso, uma plataforma multidispositivo que se adapta a todos os dispositivos. Ou seja, pode aceder à plataforma/curso através do computador, tablet ou smartphone com ligação à internet. As aulas do curso também são perfeitamente adaptadas a qualquer dispositivo.
Após confirmação da sua inscrição, terá acesso ao(s) curso(s) e respetivos materiais pedagógicos a partir da Plataforma de eLearning. Para tal, deve autenticar-se na plataforma, introduzindo o seu nome de utilizador e a senha de acesso/password. A partir do momento em que entra na plataforma, encontrará a lista de cursos que está a frequentar.
Não. Não existem horários fixos para estar online.
O autoestudo é feito de acordo com o ritmo de aprendizagem e em função da disponibilidade de cada formando. Existe apenas uma data de início e de fim do curso (cronograma) que deve ser respeitada.
Ao longo do curso terá apoio do formador que estará disponível para prestar um acompanhamento permanente e personalizado em todo o seu processo de aprendizagem. A qualquer momento poderá contactar o formador através do fórum de discussão para esclarecer as suas dúvidas, as quais serão respondidas em tempo útil.
Além disso, também poderá contar com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica da E-LEARN PT® que estará disponível para resolver eventuais problemas técnicos, dúvidas no acesso ao curso e/ou outras questões relativas a processos pedagógicos e administrativos.
Pode frequentar os nossos cursos, antes de proceder à inscrição dos mesmos, deverá garantir a existência das seguintes condições: ter um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet (preferencialmente de banda larga) e um browser para navegar como o Microsoft Edge, o Firefox, Google ou Apple Safari).
Também é importante que possua conhecimentos básicos na ótica de informática (por exemplo: utilizar o e-mail; abrir documentos, navegar na internet, anexar ficheiros). Além disso, ter automotivação para participar no curso constitui um fator de sucesso para a sua aprendizagem online. Nalguns cursos, para além das condições a nível de equipamento, podem requer a utilização de outros requisitos adicionais e específicos, como por exemplo, a utilização de softwares, ter conhecimentos prévios sobre o tema/experiência profissional, habilitações académicas ou outros que sejam devidamente assinalados na página de descrição do curso que pretende frequentar. Deverá ler o campo “requisitos de acesso à formação” constante na página do curso.
Os nossos cursos foram concebidos para serem desenvolvidos em formato online (eLearning). Por esse motivo, podem ser frequentados a partir de qualquer local do mundo, desde que disponha de uma ligação à Internet e garanta o domínio escrito e falado da língua portuguesa.
Sim. No caso de ser menor, deve apresentar uma autorização escrita dos seus representantes legais para poder frequentar a formação desejada. A emissão do certificado fica dependente dessa autorização, assim como os dados do encarregado de educação.
Em caso de problemas de ordem técnica, como avarias no computador ou problemas/falhas de acesso à Internet, o formando é responsável por assegurar alternativas, não podendo imputar à E-LEARN PT® quaisquer responsabilidades.
Não existe número mínimo de participantes para a abertura de ações, à exceção dos casos assinalados na ficha técnica do curso.
A duração do curso, em dias/semanas, encontra-se explanada na página que descreve o curso (no site) e a partir da qual realiza a inscrição.
A partir do momento em que escolhe/seleciona a data de início do curso, o Cliente reconhece que a data de fim do curso corresponde à duração total prevista (em semanas), disponibilizada no site.
Já a duração da formação, em termos de horas, significa uma estimativa do tempo necessário que o formando necessitará para explorar os conteúdos das aulas e participar nas tarefas de avaliação previstas.
É natural demorar mais ou menos tempo do que estimado numa determinada aula ou curso, consoante o seu grau de domínio dos temas, experiência profissional, facilidade de aprendizagem e grau de adaptação ao formato do curso, condições gerais em que está a frequentar o curso, motivação, entre outros fatores.
O cronograma geral, isto é, a duração do curso, em dias ou semanas, encontra-se explanada na página (site) que descreve o curso e a partir da qual realiza a inscrição.
O cronograma detalhado (data de início e de fim) encontra-se na clarificado na área privada do curso.
Na lista das aulas é indicada a data em que cada aula é disponibilizada. Além disso, existirá ainda um calendário para que o possa consultar a visão global das datas das aulas que serão automaticamente disponibilizadas. O cronograma tem como objetivo apoiar o formando, no sentido de organizar as aprendizagens e terminar o curso no prazo previsto.
Tem acesso ao curso desde as 00h00 horas do primeiro dia do curso até às 23h59 do último dia de acesso ao curso, hora de Portugal Continental.
Caso pretenda iniciar o curso no mesmo dia em que efetiva a inscrição, também o poderá fazer. Neste caso específico, tenha em conta que, se por exemplo, efetivar a inscrição às 10:00, terá acesso ao curso alguns minutos depois.
Não. A formação é totalmente assíncrona, ou seja, sem horários fixos. O termo “assíncrona” significa que pode explorar/aceder o curso a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo fins de semana e feriados. O curso estará disponível 24 horas por dia, desde o primeiro ao último dia da formação. Tal como o curso, as aulas são assíncronas e pode aceder quantas vezes desejar.
Na página do curso (no site) que descreve os objetivos, programa, requisitos, preço e outros detalhes, indica também a metodologia de funcionamento do curso. Essa metodologia de funcionamento do curso depende de curso para curso.
Em particular, é indicado se o curso é um curso de autoaprendizagem (sem tutoria) ou se é um curso com tutoria incluída (com apoio do formador). É também indicado o ritmo de disponibilização das aulas. Por exemplo, se as aulas são disponibilizadas todas logo de início, se diariamente, se de três em três dias ou noutro intervalo de tempo.
Nas aulas pode encontrar:
- Recursos didáticos em formatos diversos (texto, vídeos, áudios, manuais, links/referências externas, etc.);
- Teste diagnóstico;
- Teste de avaliação de conhecimentos;
- Checkpoints;
- Exercícios práticos / propostas de trabalho / casos práticos.
A formação baseada em suportes PDF’s não corresponde ao “verdadeiro eLearning”. A Equipa E-LEARN PT® preocupa-se e dedica-se a desenvolver os conteúdos de aprendizagem obedecendo às especificações técnicas de normas internacionais do e-Learning. Isto tudo para proporcionar, aos formandos, uma verdadeira aprendizagem em ambiente online:
- Acessibilidade fácil;
- Organizados segundo uma sequência pedagógica;
- Legibilidade, no sentido da qualidade da apresentação de gráficos, textos, imagens, diagramas, vídeos;
- Autonomia dos formandos em relação à sua apropriação e utilização;
- Interatividade, no sentido de potenciarem uma relação ativa entre o conteúdo e o formando;
- Flexibilidade, sendo ajustados a ritmos de aprendizagem diferentes.
A diferença é somente no final de cada aula interativa em que há uma opção para realizar o download da aula em formato PDF, unicamente com o objetivo de o formando puder imprimir ou guardar os conteúdos de aprendizagem no seu computador.
Todas as propostas de trabalho especificadas nas aulas devem ser exclusivamente entregues no fórum de discussão para o formador consultar e fornecer feedback.
O formando pode criar tópicos no fórum para submeter os trabalhos. No entanto, também pode aproveitar os tópicos de discussão já abertos (caso já existam), para colocar os seus trabalhos.
Para além das aulas, no decorrer do curso tem disponível um fórum de discussão. O fórum de discussão é uma ferramenta assíncrona que permite comunicar e interagir com os formadores e colegas que frequentam o mesmo curso.
É no fórum que pode colocar os seus trabalhos, participar nos debates online e esclarecer dúvidas. Ao longo do curso, pode colocar mensagens no fórum de discussão a qualquer hora. O formador esclarecerá as suas dúvidas no prazo máximo de 48 horas. Se colocar os seus trabalhos ou fizer participações online nas últimas 48 horas do curso, não é garantido o feedback por parte do formador. Ainda assim, todos os contributos que fizer até ao final do curso serão considerados para efeitos de avaliação.
A nossa recomendação é: sempre que iniciar um curso, leia todas as mensagens que serão lançadas, tanto por parte da equipa E-LEARN PT®, como por parte dos formadores. As mensagens no fórum relativas ao funcionamento do curso, à forma como as suas competências/aprendizagens serão avaliadas, ao acompanhamento e nos últimos dias do curso, serão relevantes para a sua organização.
Consulte o fórum com regularidade para acompanhar e participar nos debates propostos pelo formador e consultar a informação que vai sendo publicada. A participação no fórum é fundamental para cumprir os critérios mínimos de aproveitamento no curso.
Sim. Nos fóruns de discussão, fica impedido de:
• Colocar mensagens comerciais não solicitadas (spam), mensagens não relacionadas com as temáticas do curso, reclamações, pedidos de ordem pessoal ou mensagens que perturbem as atividades pedagógicas e o bom ambiente formativo;
• Recolher informações sobre os clientes do serviço, incluindo, mas não limitado a nome, telefone e endereço de e-mail, sem prévia autorização dos Clientes visados e da E-LEARN PT®;
• Criar uma identidade falsa, fazer-se passar por outra pessoa ou tentar enganar os outros clientes, os formadores ou colaboradores da E-LEARN PT®;
• Utilizar uma linguagem ofensiva, quer junto de colaboradores, formadores ou outros Clientes;
• Transmitir qualquer material que possa esta protegido por patentes, direitos de autor ou outras formas de proteção de propriedade intelectual e para o qual não tenha direitos de transmissão ou utilização;
• Transmitir vírus ou qualquer outro tipo de código destrutivo, nefasto que possa causar danos a terceiros.
A E-LEARN PT® reserva-se ao direito de editar ou remover quaisquer mensagens colocadas no fórum de discussão que colocam em causa o normal funcionamento da Formação ou que as mesmas sejam ofensivas ou alheias aos conteúdos do curso, podendo levar à suspensão da utilização do serviço por parte do formando, caso essa prática se repita ou seja considerada grave.
Não. Não são aceites trabalhos entregues por email, por correio ou colocados em outros locais que não os do respetivo curso.
Não. Os materiais do curso são exclusivamente disponibilizados na plataforma de formação à distância. Para tal, basta aceder ao link dos cursos e abrir as aulas.
Sim. Pode gravar e imprimir os conteúdos que lhe forem disponibilizados durante a formação que estiver a frequentar, apenas para efeitos de aprendizagem. No final de cada aula tem uma opção para realizar o download da aula em formato PDF, para guardar no seu computador e/ou imprimir.
Não, não pode ceder os conteúdos a terceiros. Nem pode copiá-los, reproduzi-los ou manipulá-los no seu todo ou em parte, nem utilizar os conteúdos que lhe são colocados à disposição para fins comerciais, publicitários, de autopromoção ou formação de terceiros, mesmo que mencione a fonte. Também não pode ceder os conteúdos de formação a entidades que lhe tenham pago a inscrição no curso que está a frequentar ou que frequentou.
Todos os conteúdos disponibilizados no ou pela E-LEARN PT® são propriedade da E-LEARN PT® e/ou entidades ou indivíduos parceiros da E-LEARN PT® e não podem ser copiados, reproduzidos, citados ou manipulados, no todo ou em parte. Os textos, imagens, sons, serviços interativos e demais materiais ou serviços disponibilizados E-LEARN PT®, adiante designados por conteúdos, destinam-se a ser utilizados para o fim exclusivo de frequência de um curso do E-LEARN PT®.
O mesmo se aplica à utilização do nosso logótipo: não pode igualmente utilizar o logótipo da E-LEARN PT em qualquer circunstância, mesmo que seja no âmbito de trabalhos realizados nos cursos que frequentar na E-LEARN PT®.
No caso de publicar online trabalhos realizados no âmbito dos cursos que frequentar na E-LEARN PT®, e caso pretenda utilizar o nome da E-LEARN PT®, o Cliente deverá mencionar “este trabalho foi realizado pelo formando (nome do Cliente) no âmbito do curso (nome do curso) da E-LEARN PT® e é da inteira responsabilidade do seu autor”, assumindo assim toda a responsabilidade pelo seu conteúdo e divulgação e isentando, desta forma, a E-LEARN PT® de qualquer responsabilidade.
Sim. Até ao prazo máximo de dois dias após o curso terminar, pode solicitar dois períodos de prolongamento que a E-LEARN PT® tem à disposição, como oportunidade de concluir as tarefas de avaliação pendentes.
Como oportunidade de concluir as tarefas de avaliação pendentes, a E-LEARN PT® tem à disposição dois períodos de prolongamento:
• Prolongamento do Curso até 5 dias (gratuito) Durante a frequência dos cursos e no prazo máximo de dois dias após o curso terminar, o Cliente pode solicitar um prolongamento do prazo de acesso ao curso por 5 dias consecutivos, sem suportar qualquer custo.
• Prolongamento do Curso até 10 dias (pago) Durante a frequência dos cursos e no prazo máximo de dois dias após o curso terminar, caso o cliente não tenha conseguido terminar o curso dentro do prazo definido e se pretender um prolongamento dias consecutivos, o cliente pode solicitar a extensão do prazo de acesso ao curso, suportando, para tal, as despesas associadas.
Colaborar com a E-LEARN PT®
Caso pretenda desenvolver ou comercializar o seu curso, preencha este formulário:
https://e-learn.pt/formacao-e-learning-seja-nosso-formador/
Ao aderir ao nosso programa de afiliados pode ganhar dinheiro na divulgação da nossa oferta formativa e-Learning.
- Pode ganhar dinheiro em cada compra de curso e registo de novos clientes a partir dos seus canais de divulgação;
- Pode selecionar quais os cursos / produtos formativos que melhor se adequam ao seu público-alvo;
- Pode controlar as suas campanhas: tem a possibilidade de decidir o que partilhar, como partilhar e ainda consultar os seus rendimentos num só lugar.
Quer inscrever-se no programa de afiliados? Envie-nos um email: info@e-learn.pt
Equipa Técnico-Pedagógica
“Entende-se por formador o profissional que, na realização de uma ação de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequados ao desempenho profissional” (decreto regulamentar nº 66/94, de 18 de Novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto Regulamentar n.º 26/97 de 18 de junho).
“Entende-se por formador o profissional cujo perfil funcional integra competências técnico-científicas e pedagógico-didáticas adequadas à formação que ministra (n.º 1 do Artº 10, Decreto-Lei n.º 401/91, de 16 de outubro
É função e dever do Formador / Entidade prestadora de serviços de formação:
- Desenvolver a formação que lhe está afeta, em termos de planeamento, execução e avaliação;
- Aplicar os objetivos gerais e específicos da ação de formação e elaborar os planos das sessões/aulas;
- Facilitar ao formando a aquisição de conhecimentos e/ou desenvolvimento de capacidades, atitudes e formas de comportamento;
- Prestar feedback a todos os trabalhos dos formandos e responder a questões no fórum de discussão.
- Orientar todo o percurso pedagógico da formação, bem como de todas as situações verificadas na plataforma.
- Proceder à avaliação dos formandos;
- Selecionar, elaborar e disponibilizar os materiais pedagógicos de suporte à ação de formação;
- Participar na avaliação da formação.
- Comunicar com o/a Gestor/a da Formação e/ou o/a Coordenador/a da Formação todo e qualquer acontecimento gravoso que impeça o normal funcionamento da ação;
- Comunicar imediatamente com a equipa E-LEARN PT® caso haja algum imprevisto que impeça a sua presença online assíncrona ou síncrona durante a edição;
- Respeitar a confidencialidade da informação relativa aos formandos.
- Comparecer a reuniões para preparação, acompanhamento, avaliação da formação sempre que seja convocado/a para tal;
- Prestar, com verdade, toda a informação que for solicitada a qualquer momento;
- Abster-se da prática de qualquer ato donde possam resultar incómodos, prejuízos ou descrédito para a E-LEARN PT®;
Pautar a sua conduta pelo respeito dos princípios de igualdade de tratamento de todos os agentes envolvidos na ação, abstendo-se da prática de discriminação em questões do género, pertença étnico – religiosa ou qualquer outra característica, passível de colocar em causa a imagem da E-LEARN PT®.
Coordenador Pedagógico – É o indivíduo devidamente qualificado responsável pelo apoio à gestão da formação e pela gestão pedagógica da mesma, assegurando a articulação entre todos os elementos envolvidos.
Gestor da Formação – É o indivíduo devidamente qualificado que tem como responsabilidade o planeamento, execução, acompanhamento, controlo e avaliação da atividade formativa.
É dever do Coordenador Pedagógico / Gestor da Formação:
- Efetuar a abertura e encerramento dos cursos seguindo os procedimentos estabelecidos para o efeito;
- Assegurar o acompanhamento e apoio a formandos e formadores;
- Acompanhar o decorrer das formações através da organização e consulta do Dossier Técnico-Pedagógico;
- Auxiliar e participar ativamente no processo de levantamento de necessidades de formação;
- Ser o elo de ligação entre formando e a empresa;
- Zelar pelo bom funcionamento do curso, apoiando o formador e os formandos nas suas necessidades, como promoção de uma boa imagem da E-LEARN PT® e como contribuição para a satisfação dos utentes e clientes da formação;
- Assegura o planeamento, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano de atividades;
- Supervisionar a constituição do Dossier Técnico-Pedagógico e a sua correta e adequada manutenção por parte dos formadores das ações;
- Gerir os recursos afetos à formação;
- Ser o interlocutor com as entidades responsáveis pelo Sistema de Certificação;
- Articular com os responsáveis máximos da E-LEARN PT® e com os destinatários da formação;
- Promover as ações de revisão e da melhoria contínua;
- Implementar mecanismos de qualidade da formação e garantia da implantação das práticas formativas, por forma, a estarem em harmonia com os requisitos da certificação.
A E-LEARN PT®, enquanto entidade formadora certificada, ao prestar o seu serviço de formação deve (fonte: https://certifica.dgert.gov.pt/responsabilidade-da-entidade-certificada.aspx):
• Planificar a sua atividade, de modo a prestar serviços que correspondam às necessidades dos seus utilizadores.
• Garantir a realização dos projetos formativos que define, de acordo com as condições pedagógicas e organizativas previstas.
• Dispor de recursos humanos qualificados, com as competências técnicas e pedagógicas adequadas aos projetos formativos e respetivos destinatários.
• Garantir a articulação permanente entre a equipa de formação, formandos e clientes.
• Assegurar espaços e equipamentos adequados aos projetos formativos e respetivos destinatários.
• Assegurar atendimento permanente a formandos, formadores, clientes e outros agentes, sempre que dirija a sua oferta formativa ao público em geral.
• Divulgar e publicitar as ações formativas que desenvolve, com base em informação clara e inequívoca.
• Emitir Certificados de Formação de acordo com a legislação em vigor, utilizando para esse efeito a plataforma SIGO.
• Dispor de um Regulamento de Funcionamento da formação, do conhecimento dos formandos, formadores e outros agentes envolvidos
• Assegurar o acompanhamento e avaliação global do processo formativo e dos formandos e formadores.
• Auscultar os seus clientes, formandos e formadores, no sentido de saber a sua opinião sobre os serviços prestados e a sua forma de organização.
• Avaliar e rever sistematicamente a forma como presta os seus serviços de formação e introduzir as melhorias necessárias para elevar a sua qualidade.
• Ser exigente com os resultados alcançados com a sua prestação, prevendo mecanismos de acompanhamento pós-formação.
• Pautar a sua conduta por princípios éticos e de igualdade e correção no tratamento de todos os agentes envolvidos na formação.
• Respeitar as normas legais que regulam a sua atividade e cumprir as obrigações a que se comprometa contratualmente com terceiros.
• Tratar as reclamações que lhe sejam dirigidas, de acordo com a legislação aplicável, aproveitando-as como oportunidade de melhoria.
Pagamentos, Promoções e Vales de Desconto
A E-LEARN PT® tem à disposição vários meios de pagamento que poderá escolher de acordo com a sua preferência e comodidade: Multibanco, Mbway, VISA e Transferência Bancária nacional e internacional.
O valor da formação que pretende frequentar encontra-se devidamente assinalado na página da descrição do curso, no site da E-LEARN PT®.
Se está fora do país pode efetuar o pagamento da sua inscrição por Cartão de Crédito ou Transferência Internacional. Caso opte por realizar Transferência Internacional e por forma a acelerar o processo de inscrição, deverá enviar uma cópia do talão de pagamento para o email info@e-learn.pt
Adicione o código do seu cupão/vale de desconto no final da sua encomenda no site da E-LEARN PT®.
Nota: é necessário clicar em ENTER ou clicar na seta cinzenta, no campo do código cupão.
Deve enviar para a E-LEARN PT® cópia do cartão jovem, cópia de associado
de entidade parceiro ou cópia do documento comprovativo da sua relação com
a entidade parceira para que seja aplicado descontos nos cursos que deseja
frequentar.
No caso de campanhas e promoções específicas, o prazo de validade do
pagamento será até último dia do valor promocional, data essa que se
encontra especificada na página de descrição do curso.
Após o pagamento de uma inscrição, pode iniciar o curso mediante a sua
disponibilidade/necessidade, ou seja, tem a possibilidade de indicar, à ELEARN PT®, a data em que pretende começar o curso (exceto nos cursos com
datas fixas assinaladas no site).
Sim. Nas 24 horas seguintes a efetuar o pagamento, poderá solicitar a
alteração dos dados de faturação que indicou inicialmente, sem custos
adicionais. Findo esse prazo, os pedidos de alteração dos dados de faturação
estão sujeitos ao pagamento de uma taxa de processamento administrativo.
Avaliação da Aprendizagem e Medidas de Reingresso ao Curso
Os critérios de avaliação dos cursos são especificados e comunicados na página que descreve o curso, consultável antes de se inscrever no curso.
No entanto, é na abertura do curso, precisamente nos primeiros dois dias da formação, que tem conhecimento da informação detalhada relativa aos critérios de avaliação. Estes critérios de avaliação, bem como a forma como a classificação final será apurada, serão comunicados pelo formador e/ou pela Equipa Técnico-pedagógica.
Nos cursos com apoio do formador poderá encontrar um conjunto de elementos de avaliação cujos resultados serão extraídos através;
- dos testes de avaliação (servem para testar os conhecimentos adquiridos em cada aula e/ou no final do curso. O resultado final do teste é obtido automaticamente);
- da participação online nos desafios/debates lançados no fórum;
- dos trabalhos especificados nas aulas assíncronas que podem ser realizadas em modo individual ou em grupo (este último, caso o formador indicar essa opção).
Caso os formandos obtenham uma classificação final igual ou superior de 10 valores (numa escala de 0-20) terão direito ao Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor.
As classificações são atribuídas com recurso a uma escala quantitativa e qualitativa de acordo com o seguinte: Insuficiente 0-9 valores | Suficiente 10-13 valores | Bom 14-15 valores | Muito Bom 16-17 valores | Excelente 18-20 valores. Apenas nos casos em que a avaliação é igual ou superior a “suficiente” é atribuída a classificação de “aproveitamento” (10-20 valores)
Nos casos em que a avaliação é “insuficiente” é atribuída a classificação de “sem aproveitamento” (0-9 valores)
Existem cursos em que obter uma avaliação final positiva não é suficiente. Por isso, é importante que leia os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados nos primeiros dias do curso, juntamente com os critérios de avaliação. Isto é, uma análise detalhada do tipo e número de elementos de avaliação que se espera que o formando realize.
Além disso, em cada curso, pode encontrar uma Checklist especialmente elaborada para ajudar a cumprir os critérios mínimos de aproveitamento.
Os critérios mínimos de aproveitamento são condições que devem ser cumpridas pelos formandos, sob pena por reprovar por incumprimento de critérios mínimos, mesmo que obtenha uma classificação final superior a 50% / 10 valores.
A classificação final no curso é comunicada através da sua área privada (na seção “pauta) no prazo de 5 dias após a data de fim do curso.
Seja qual for o seu motivo (pessoal ou profissional) e não conseguir terminar ou frequentar o curso na data escolhida, a E-LEARN PT® permite-lhe estender o prazo de conclusão do curso por 5 dias (gratuito) ou 10 dias (pago).
Alternativamente, e no prazo de 3 meses após a data de início do curso, tem direito a reingressar no curso mediante o pagamento adicional de 50% do valor a que o curso estiver a ser comercializado nesse momento, se o curso estiver disponível em catálogo.
Em caso de reprovação, a E-LEARN PT® tem à disposição medidas de remediação que pode beneficiar:
a) No prazo máximo de 8 dias, após a comunicação da reprovação, o Cliente tem direito a solicitar uma extensão do prazo de acesso ao curso 10 dias seguidos para conseguir terminar os elementos de avaliação em falta, suportando para tal, as despesas de prolongamento associadas.
b) No caso de o Cliente ter reprovado num curso e, no prazo de três meses após a data de início do curso, o Cliente pode reingressar no curso, mediante o pagamento adicional de 50% do valor a que o curso estiver a ser comercializado nesse momento e se o curso estiver disponível no catálogo.
As medidas de remediação traduzem-se em oportunidades concedidas pela E-LEARN PT com o objetivo do formando reingressar ao curso para realizar os elementos de avaliação em falta.
Não. O teste de avaliação diagnóstica não conta para avaliação final do curso. Ele permite apenas verificar os conhecimentos que possui em relação aos temas do curso que vai frequentar. Ao mesmo tempo, vai permitir ganhar alguma sensibilidade para as temáticas a abordar durante o curso.
Não. Os checkpoints não contam para avaliação. Os checkpoints não de carácter obrigatório pelo que pode prosseguir com a aula sem participar neles. A vantagem é que eles ajudam a monitorizar a sua aprendizagem, isto é, consolidar a matéria.
No caso de discordar da classificação final do curso que lhe foi comunicada, tem direito a solicitar, por escrito, no prazo de dois dias, a revisão da sua classificação no curso, fundamentando de forma detalhada os motivos de não concordar com a mesma devendo sempre ancorar essa fundamentação nos critérios de avaliação que foram apresentados no início do curso. Findo esse prazo, caso tencione solicitar a revisão detalhada da sua grelha de avaliação, terá de suportar taxas administrativas associadas aos processos de revisão de avaliação.
Avaliação da Formação
Esta avaliação tem por objetivo identificar os aspetos positivos e negativos de funcionamento da formação, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo E-LEARN PT, sendo um mecanismo fundamental como elemento regulador da atividade formativa. A Avaliação da Formação acontece ao longo de toda a edição e conta com a participação de todos os intervenientes da formação (formandos, formadores e coordenadores pedagógico) que se avaliam mutuamente, fazendo uso dos instrumentos desenvolvidos para o efeito.
Sim. No final da formação, pode e deve preencher o questionário final de satisfação disponível na área privada do curso. Avaliação da reação realizada no final de cada edição tem por objetivo recolher a satisfação dos formandos relativamente ao curso como um todo, ou seja, em relação ao desempenho dos formadores e do suporte técnico e pedagógico, à qualidade dos conteúdos, ao cumprimento das expetativas e objetivos de aprendizagem, à plataforma de e-learning, bem como outros elementos essenciais.
Declarações de Frequência e Certificados de Formação
Sim, a E-LEARN PT® emite um certificado a todos os formandos que concluam a formação com aproveitamento.
O certificado digital será emitido e disponibilizado, gratuitamente, na sua área pessoal. Caso pretenda obter o certificado em suporte físico/papel, terá de suportar as despesas de expedição para a morada nacional ou internacional.
Transição digital: Preocupamo-nos com as questões ambientais. A E-LEARN PT aposta continuamente na adoção de medidas e ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade ao reduzir a quantidade de papel e toners.
Não. A emissão e disponibilização do certificado em formato digital na sua área de formando/cliente, é gratuita.
Apenas existem custos nos casos em que:
- pretenda adquirir o certificado em suporte físico/papel na sua morada;
- pretenda adquirir a emissão do certificado em língua estrangeira;
- solicitou o certificado em suporte papel, mas entretanto o certificado foi devolvido à E-LEARN PT por não ter levantado nos correios dentro do prazo estabelecido no aviso de receção, ou a morada apresentar incompleta ou incorreta.
Os certificados são emitidos e disponibilizados, de forma gratuita, na área do Cliente/Formando, no site da E-LEARN PT®, num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso, e desde que os seus dados estejam corretos e atualizados.
Sim, pode solicitar o envio do certificado, em suporte físico, através do envio de correio registado, suportando um custo de 15.00€.
Sim. No prazo de 5 anos após o curso terminar, o Cliente pode solicitar a emissão de uma segunda via do Certificado, em suporte digital ou físico, suportando a respetiva taxa de serviço referente a essa reemissão. A emissão de segundas vias pode implicar a atualização de dados pessoais (por exemplo, data de nascimento, nome completo, dados do cartão de identificação), devendo o Cliente deverá comunicar à E-LEARN PT® os novos dados.
Sim. Pode solicitar a emissão do Certificado de Formação em língua estrangeira suportando a taxa de serviço correspondente.
Neste caso, receberá dois certificados: o certificado original que está incluído no preço do curso (em formato digital); e o certificado em língua estrangeira.
Sim. Se o Certificado for emitido com dados incorretos, por erro imputável à E-LEARN PT®, o Cliente tem direito à reemissão gratuita de um novo Certificado.
Caso certificado seja emitido com dados incorretos ou desatualizados por erro não imputável à E-LEARN PT®, a reemissão do novo certificado fica condicionada ao pagamento do custo de reemissão do certificado.
A E-LEARN PT® não se responsabiliza caso receba o Certificado danificado por mau manuseamento postal, devendo o Cliente reclamar junto da empresa responsável pelo transporte fazendo-se acompanhar do envelope da E-LEARN PT® que menciona a expressão “não dobrar” no envelope e exigir, junto da empresa de transporte, o pagamento dos custos associados à emissão de uma segunda via do Certificado.
Sim, se for residente em Portugal.
De entre outras funções, o Passaporte Qualifica permite registar as competências e formações adquiridas ao longo da vida do indivíduo (estes dados podem ser consultados de forma detalhada no Registo Individual de Competências – RIC); Pode aceder ao Passaporte Qualifica através de duas maneiras diferentes: através de um site criado apenas para esse efeito, ou a partir do Portal Qualifica.
Sim. Em caso de reprovação no curso, pode solicitar à E-LEARN PT® a emissão de uma declaração de frequência em papel timbrado e devidamente assinada pela Equipa E-LEARN PT.
Direitos e Deveres dos Formandos
Os Formandos são indivíduos que frequentam uma ação de Formação, durante um determinado período de tempo, com o objetivo de adquirirem os conhecimentos, aptidões e atitudes requeridas para o exercício de uma profissão ou grupo de profissões.
Enquanto Formando, tem o direito de:
• Receber a formação com qualidade e de acordo com os objetivos, programa metodologia e calendário estabelecidos para a respetiva ação de formação;
• Ter acesso aos recursos didáticos e equipamento necessário à frequência da ação de formação, em função do que está convencionado para a ação que frequenta;
• Serem tratados com respeito e lealdade pelos colegas, formadores, coordenadores e outros intervenientes;
• Solicitar o apoio de que careça para o cumprimento dos objetivos;
• Receber no final da ação, um Certificado comprovativo da frequência e/ou aproveitamento obtido;
• Participar na avaliação do curso e dos formadores, através do preenchimento do questionário respetivo;
• Apresentar à E-LEARN PT® quaisquer reclamações, sugestões ou testemunhos sobre o processo formativo em que se encontram envolvidos;
• Exigir a qualidade permanente e o cumprimento das condições que forem divulgadas e acordadas no presente Regulamento da Formação / Termos e Condições do Serviço.
Enquanto formando, é seu dever:
• Não perturbar o normal decurso das discussões realizadas nos fóruns ou dos trabalhos em grupo;
• Prestar as provas de avaliação de conhecimentos a que venha a ser submetido/a;
• Abster-se da prática de qualquer ato do qual possa resultar prejuízo ou descrédito para a E-LEARN PT®;
• Zelar pela conservação e boa utilização da plataforma da E-LEARN PT®;
• Informar com verdade a E-LEARN PT® de todas as ocorrências anómalas ao desenrolar da ação de formação, quer relativamente aos colegas, formadores/as e demais colaboradores/as da E-LEARN PT®;
• Prestar todas as informações que lhe forem solicitadas pela E-LEARN PT® com verdade;
• Comportar-se de forma educada e respeitosa nas relações com formandos/as, formadores/se demais colaboradores/as da E-LEARN PT®.
Apoio ao Cliente e Reclamações/Sugestões
Pode entrar em contacto com a E-LEARN PT através dos meios disponíveis no site (consultar contactos no site). Pode igualmente usar o chat, pois mesmo que ele esteja fora das horas de expediente, recebemos a sua mensagem.
A equipa E-LEARN PT está disponível esclarecer questões sobre o modo de funcionamento dos cursos online, o processo de inscrição, o help desk/suporte técnico
da plataforma e do curso, a consulta dos certificados em formato digital, as dificuldades em aceder ao curso, etc.
Sempre que necessário e durante a formação, pode recorrer à Coordenação Pedagógica do curso caso considere que existem falhas pedagógicas (tais como: o desempenho do formador não seja adequado ou que a equipa técnico-pedagógica não conseguiu responder correta e claramente às suas questões). Cabe ao Gestor da Formação articular em conjunto com o Coordenador Pedagógico, assegurando o apoio à gestão da formação, o acompanhamento pedagógico de ações de formação e a articulação com a equipa de formadores para garantir o bom funcionamento das atividades formativas.
As questões intimamente relacionadas com os conteúdos das aulas devem ser colocadas nos fóruns de discussão, aos formadores.
Sim. As sugestões/reclamações. poderão ser formalizadas por escrito e dirigidas à gerência da E-LEARN PT. Tem ainda à disposição o livro de reclamações em papel ou online. Os procedimentos de atuação previstos para o tratamento das reclamações são os seguintes: a) Análise da situação apresentada e identificação dos intervenientes diretos; b) Após verificação de toda a informação recolhida, reanalisar e proceder à validação ou não da sugestão. Caso se trate de uma reclamação é obrigatoriamente aberto um processo de constatação; caso se trate de uma sugestão, a mesma será analisada pela Equipa técnico-pedagógica da E-LEARN PT® para permitir decidir sobre a melhoria contínua; c) Decisão sobre as medidas corretivas e preventivas a adotar; d) Comunicação ao reclamante: a reclamação é tratada no prazo máximo de 10 dias úteis; e) O cliente tem o direito de contestar a decisão tomada no prazo de 5 dias úteis, procedendo-se à reanálise do processo. Caso contrário, considera-se aceite à resposta e o processo será arquivado.
Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (Coimbra). Mais informações, consultar o Portal do Consumidor ou através do link https://e-learn.pt/centros-de-arbitragem/
A E-LEARN PT®, enquanto entidade formadora certificada, ao prestar o seu serviço de formação deve (fonte: https://certifica.dgert.gov.pt/responsabilidade-da-entidade-certificada.aspx):
• Planificar a sua atividade, de modo a prestar serviços que correspondam às necessidades dos seus utilizadores.
• Garantir a realização dos projetos formativos que define, de acordo com as condições pedagógicas e organizativas previstas.
• Dispor de recursos humanos qualificados, com as competências técnicas e pedagógicas adequadas aos projetos formativos e respetivos destinatários.
• Garantir a articulação permanente entre a equipa de formação, formandos e clientes.
• Assegurar espaços e equipamentos adequados aos projetos formativos e respetivos destinatários.
• Assegurar atendimento permanente a formandos, formadores, clientes e outros agentes, sempre que dirija a sua oferta formativa ao público em geral.
• Divulgar e publicitar as ações formativas que desenvolve, com base em informação clara e inequívoca.
• Emitir Certificados de Formação de acordo com a legislação em vigor, utilizando para esse efeito a plataforma SIGO.
• Dispor de um Regulamento de Funcionamento da formação, do conhecimento dos formandos, formadores e outros agentes envolvidos
• Assegurar o acompanhamento e avaliação global do processo formativo e dos formandos e formadores.
• Auscultar os seus clientes, formandos e formadores, no sentido de saber a sua opinião sobre os serviços prestados e a sua forma de organização.
• Avaliar e rever sistematicamente a forma como presta os seus serviços de formação e introduzir as melhorias necessárias para elevar a sua qualidade.
• Ser exigente com os resultados alcançados com a sua prestação, prevendo mecanismos de acompanhamento pós-formação.
• Pautar a sua conduta por princípios éticos e de igualdade e correção no tratamento de todos os agentes envolvidos na formação.
• Respeitar as normas legais que regulam a sua atividade e cumprir as obrigações a que se comprometa contratualmente com terceiros.
• Tratar as reclamações que lhe sejam dirigidas, de acordo com a legislação aplicável, aproveitando-as como oportunidade de melhoria.