Valor 60.00

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
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21 horas (Prazo de conclusão do curso: 23 dias, após a data de início).
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7 aulas assíncronas
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Formato: Formação e-Learning
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Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe conhecer os conceitos e enquadramento do Turismo Acessível e Inclusivo, aplicando as boas práticas em matéria de mobilidade, orientação e comunicação a pessoas com deficiência ou algum tipo de limitações/necessidades especiais.

Objetivo Geral

  • Conhecer os conceitos do turismo acessível e inclusivo.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Entender o conceito de turismo e de turista;
  • Compreender, numa perspetiva histórico-cultural, o despontar do turismo de massas
  • Identificar os diferentes tipos de turismo
  • Compreender e analisar o conceito de turismo inclusivo e acessível;
  • Identificar as necessidades especiais dos turistas;
  • Analisar o enquadramento legal que suporta o turismo acessível e inclusivo;
  • Apoiar clientes com necessidades especiais
  • Distinguir os conceitos de marketing, marketing mix e Análise SWOT
  • Reconhecer a importância das redes sociais e as campanhas de promoção e divulgação.

Destinatários

Este curso destina-se a:

  • A profissionais ligados ao turismo e a empreendimentos turísticos;
  • Operadores turísticos e agentes de viagens;
  • Profissionais de animação turística;
  • Profissionais de organização de eventos;
  • Todas as pessoas interessadas pela temática.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • curso decorrerá em ambiente e-learning assíncrono (sem horários fixos), através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®, pelo que terá início imediato após a formalização da inscrição.
  • curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • A carga horária total apresentada nos detalhes do curso, significa que é o tempo estimado que o(a) formando(a) terá se dedicar para estudar/ler os conteúdos e participar nas tarefas práticas;
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
  • As aulas são disponibilizadas de 3 em 3 dias, na área do curso. Após a disponibilização da última aula, o formando tem uma semana para concluir o curso. Além disso, o formando pode ativar dois períodos de prolongamento que a E-LEARN PT tem à disposição, como oportunidade de concluir as tarefas de avaliação pendentes;
  • O formando pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
  • Esta oferta obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: https://e-learn.pt/modelo-pedagogico-online/

Avaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação: Participação nas discussões online (desafios do fórum); Testes de Avaliação; Exercícios práticos.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados nos primeiros dias do curso.
  • O certificado digital será disponibilizado na área do e-formando, no site da E-LEARN PT, num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.
  • A E-LEARN PT ® é uma entidade formadora certificada pela DGERT nas seguintes áreas de formação: 142 – Ciências da Educação; 347 – Enquadramento na Organização/Empresa; 862 – Segurança e Higiene no Trabalho.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo.
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição.
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade.
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO TURISMO

Turismo: Definição

Conceitos Turísticos

Classificação do turismo

Evolução do turismo

Tipos de turismo

2. INTRODUÇÃO AO TURISMO ACESSÍVEL E INCLUSIVO

Turismo 2020 e o Sistema turístico de Portugal

Definição de Turismo inclusivo

Objetivos do turismo inclusivo

Acessibilidade: O conceito e a sua importância

Barreiras na participação do turismo

3. TURISMO ACESSÍVEL: UM RAMO DO TURISMO

Mercado do turismo acessível: Definição de procura e oferta turística

Definição, segmentação e perfil da procura

A oferta de turismo acessível

Alojamento e estabelecimentos de restauração

Atrações turísticas: Património histórico cultural

Transportes e acessibilidade

Informação e acessibilidade

Atendimento e Comunicação

4. DESENHO UNIVERSAL: PRINCÍPIOS E BENEFÍCIOS

O que é o design universal

Vantagens do design universal

Normas de acessibilidade a sites turísticos

5. OS PRODUTOS DE APOIO E OS TIPOS DE DEFICIÊNCIA NO MUNDO DO TURISMO

Conceitos principais: Deficiência, Acessibilidade e design inclusivo

O cliente com deficiência motora

O cliente com deficiência visual

O cliente com deficiência auditiva

O cliente com deficiência intelectual

O cliente com deficiência intelectual

O cliente sénior com limitações motoras, sensoriais e/ou intelectuais

Os produtos de apoio para cada tipo de deficiência

6. MARKETING, MARKETING MIX E ANÁLISE SWOT

O que é o Marketing, Marketing Mix e Análise SWOT

Vantagens do Marketing

Parcerias e as suas Vantagens

Marketing do turismo Acessível

Redes sociais e Canais Especializados de marketing online

Campanhas e promoções

7. ENQUADRAMENTO LEGAL DO TURISMO INCLUSIVO

Enquadramento político e normativo do Turismo Inclusivo

Legislação Europeia e Nacional

Importância da Qualificação e Formação dos Recursos Humanos em Turismo e Turismo Acessível