Valor 260.00

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
150 Horas
playlist_add_check
6 Módulos
spellcheck
Formato: e-Learning (Possibilidade de pagamento faseado)
terrain
Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe integrar equipas de Centros Qualifica; coordenar projetos e atividades de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária; exercer funções na área da Educação de Adultos, nomeadamente, Formação, Mediadores de cursos EFA e Técnicos de ORVC.

Objetivo Geral

Planear, desenvolver e avaliar atividades educativas específicas para pessoas adultas, bem como acompanhar e mediar os seus processos de reconhecimento pessoal e social de saberes e competências, ajudando a tornar bem-sucedidas as suas transições e mudanças ao longo da vida.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Conhecer o enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal;
  • Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;
  • Desenvolver atividades relativas aos processos de mediação educativa de adultos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
  • Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos;
  • Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC;
  • Distinguir os momentos e as mudanças cruciais ocorridas nas políticas e práticas de educação e formação de adultos nos últimos anos;
  • Descrever as políticas e práticas de elevação dos níveis de escolaridade e de qualificação da população adulta em Portugal;
  • Indicar as características do processo de aprendizagem de adultos;
  • Diferenciar as teorias de aprendizagem;
  • Reconhecer o conceito de aprendizagem de adultos;
  • Reconhecer importância do Programa Qualifica e respetivos objetivos e metas;
  • Caracterizar os Centros Qualifica;
  • Conhecer a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional;
  • Identificar os principais instrumentos e estruturas do Sistema Nacional de Qualificações;
  • Conhecer os Princípios Orientadores dos cursos EFA;
  • Saber a quem se Destinam os cursos EFA;
  • Indicar os objetivos dos cursos EFA;
  • Descrever a Organização e o Desenvolvimento de um curso EFA;
  • Apresentar os Referenciais de Competências-chave para os Níveis Básico e Secundário;
  • Explicar o funcionamento da Formação Prática em Contexto de Trabalho;
  • Perceber como se processa a Avaliação e a Certificação de um curso EFA;
  • Conhecer os Princípios da Pedagogia;
  • Conhecer os Princípios da Andragogia;
  • Diferenciar modelo Pedagógico Vs modelo Andragógico;
  • Conhecer métodos de ensino e formas de planificação práticas a implementar enquanto formador de públicos adultos.

Destinatários

Este curso destina-se a Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®;
  • O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
  • Aceda a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
    – Participação nas discussões online (desafios do fórum);
    – Testes de Avaliação;
    – Propostas de trabalho.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional,  conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todas as tarefas propostas e participem nas discussões no fórum);
  • O certificado será disponibilizado em formato digital na área do e-formando, no site da E-LEARN PT®, num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Dedutível em IRS (despesas de Educação);
  • Formação certificada – Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação;
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

Principais Períodos Históricos da Educação de Adultos em Portugal

A atualidade do conceito de Educação e Formação de Adultos

A Aprendizagem ao longo da vida

O Processo de Aprendizagem

2. ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

Introdução à Andragogia na Educação e Formação de Adultos

O modelo Andragógico VS o modelo pedagógico

Os Princípios de andragogia de Lindeman

As Dimensões Andragógicas

O Papel do Andragogo como facilitador da aprendizagem

As estratégias andragógicas

3. CENTROS QUALIFICA

A Educação e Formação de Adultos em Portugal

Os Centros Qualifica

O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

4. CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS (EFA)

Princípios orientadores dos Cursos EFA

Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)

Destinatários dos Cursos EFA

Certificação dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)

Cursos EFA de Nível Básico

Cursos EFA de Nível Secundário

Referenciais de Competências-Chave

5. EDUCAÇÃO DE ADULTOS: CASOS PRÁTICOS

Métodos de ensino para públicos adultos

A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos

Planificar em educação e formação de adultos

Modelos de planificação para educação e formação de adultos

6. PROJETO FINAL