Valor 49.50

Detalhes do Curso
language
Idioma: Português
access_time
9 Horas (2 semanas, após a data de início)
playlist_add_check
3 Aulas
spellcheck
Formato: Certificado de Formação Profissional (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho)
terrain
Formação e-Learning (Início imediato após confirmação de inscrição)

Método de pagamento

Aplicabilidade Prática do Curso

Este curso permite-lhe conhecer e aplicar a metodologia de Sala de Aula Invertida com a qual motivará os alunos a querer aprender e a participar ativamente nas atividades fora e dentro das aulas, utilizando as ferramentas digitais adequadas.

Objetivo Geral

  • Planear atividades fora e dentro da sala de aula, adotando a metodologia ativa de Flippped Classroom.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Definir o conceito de Flipped Classroom;
  • Reconhecer as características e evolução do Flipped Learning
  • Diferenciar a metodologia tradicional do modelo de Flipped Learning;
  • Identificar as vantagens e desvantagens associadas à sala de aula invertida;
  • Conhecer e aplicar as diferentes ferramentas necessárias para implementar o Flipped Classroom na sala de aula;
  • Identificar as vantagens e as desvantagens da aplicação da metodologia de sala de aula invertida;
  • reconhecer as teorias de aprendizagem associadas à sala de aula invertida
  • Reconhecer o papel do professor e dos alunos na sala de aula invertida;
  • Especificar as boas práticas de implementação da sala de aula invertida;
  • Planear as aulas com base no modelo de sala de aula invertida;
  • Escolher as ferramentas digitais de sala de aula invertida
  • Discutir sobre as experiências de sucesso nacionais e internacionais sobre a aplicação da metodologia Flipped Classroom

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais de educação que pretendam aplicar da metodologia de Flipped Classroom ou Sala de Aula Invertida nas suas aulas, bem como outros públicos interessados que desejam conhecer esta metodologia.

Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning assíncrono, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®, pelo que terá início imediato após a formalização da inscrição.
  • O curso encontra-se estruturado num formato cumpridor dos standards internacionais de e-Learning, ou seja, conteúdos interativos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo;
  • A carga horária total apresentada nos detalhes do curso, significa que é o tempo estimado que o(a) formando(a) terá se dedicar para estudar/ler os conteúdos e participar nas tarefas práticas;
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou colocar questões que serão respondidas num prazo máximo de 48 horas;
  • O formando pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando os trabalhos ao seu ritmo, tendo apenas a restrição de realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.
  • Esta oferta obedece a um modelo pedagógico online próprio, baseado em quatro pilares: https://e-learn.pt/modelo-pedagogico-online/

Avaliação e Certificação

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
– Participação nas discussões online (desafios do fórum);
– Testes de Avaliação;
– Exercícios práticos.

No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional, conforme legislação em vigor (Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que cumprirem com os critérios mínimos de aproveitamento que serão comunicados nos primeiros dias do curso.

O certificado será disponibilizado em formato digital na área do e-formando, no site da E-LEARN PT®, num prazo máximo de 15 dias úteis, após a data de término do curso.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

    1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
    3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
    4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Dedutível em IRS (despesas de Educação);
  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português e as competências desenvolvidas são registadas no Passaporte Qualifica.
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Curso com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade;
  • Plataforma de formação a distância responsive, de fácil utilização e sem necessidade de deslocações.

Programa

1. FUNDAMENTOS DA SALA DE AULA INVERTIDA

Definição e Pilares da Aprendizagem Invertida

A evolução do Flipped Learning

Aprendizagem tradicional vs e aprendizagem invertida

Vantagens e desvantagens da Flipped Classroom

Teorias de aprendizagem associadas à sala de aula invertida

2. A ESTRATÉGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA

Modelos e aplicação de sala de aula invertida

Características do professor na Flipped Classroom

Características do aluno invertido

Experiências de sucesso internacionais e nacionais (Portugal) sobre a aplicação da metodologia

Flipped Classroom

3. IMPLEMENTAR A SALA DE AULA INVERTIDA

Boas práticas para implementar a sala de aula invertida

Ferramentas digitais

Etapas para virar a sala de aula

Estrutura das salas de aulas invertidas (antes e depois da aula)

Desenho, produção e pós-produção de Videoaulas

Avaliação de aprendizagens colaborativas