Descrição do Curso

Objectivo Geral

Aplicar a Teoria das Inteligências Múltiplas a contextos educativos ajustando ao perfil cognitivo de cada criança.


Objectivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:
  • Conhecer as diferentes perspetivas sobre o construto da inteligência;
  • Identificar as diferentes teorias da inteligência;
  • Conhecer a Teoria das Inteligências Múltiplas;
  • Identificar as diferentes Inteligências Múltiplas;
  • Identificar as características de cada uma das Inteligências Múltiplas;
  • Reconhecer a importância das Inteligências Múltiplas na educação;
  • Conhecer instrumentos de avaliação das Inteligências Múltiplas.

account, customer support, employee, man, team, user, worker icon Destinatários

Este curso destina-se a Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais, Ajudantes de Educação, Auxiliares de Ação Educativa, Encarregados de Educação e estudantes nas áreas adjacentes.


Resultado de imagem para icon iconfinder multimediaMetodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®;
  • O curso obedece às normas de SCORM, isto é, as unidades/módulos encontram-se estruturadas num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning (conteúdos interactivos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo);
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou ainda para colocar questões que serão respondidas pelo formador num prazo máximo de 48 horas;
  • Pode aceder ao curso a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efectuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

award, diploma, education, graduation iconAvaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
    • Participação nas discussões online (desafios do fórum);
    • Propostas de trabalho
    • Teste de Avaliação
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional,  conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todas as tarefas propostas e participe nas discussões no fórum);
  • O certificado será enviado, num prazo máximo de 15 dias após o término do curso, para a morada do e-formando.

check, checkmark, complete, done, success, tick, yes icon Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

  1. Ter acesso a um computador / smartphone / tablet com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Internet Explorer, o Netscape Navigator, Firefox ou Safari;
  2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
  4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

finger, gesture, hand, like, thumb up icon Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Formação certificada;
  • Acompanhamento permanente do formador e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Possibilidade de gerir o seu tempo de auto-estudo em função da sua disponibilidade;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação.

Programa

Módulo 1

  • PERSPECTIVAS DE INTELIGÊNCIA (Evolução histórica do Construto da Inteligência O Fator “g” de Spearman; As Capacidades Mentais Primárias de Thurstone; A estrutura do Intelecto segundo Guilford; Modelo hierárquico da Inteligência de Cattel, Vernon e Carrol; A Inteligência para Piaget; Bruner e o Conceito de Inteligência; A Inteligência Social de Thorndike; A Inteligência Emocional; A Teoria Triárquica de Sternberg; A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner)
  • Módulo 2

  • AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS SEGUNDO HOWARD GARDNER (Inteligência Verbo-Linguística; Inteligência Lógico-Matemática; Inteligência Musical; Inteligência Corporal-Cinestésica; Inteligência Espacial; Inteligência Interpessoal Inteligência Intrapessoal Inteligência Naturalista)
  • Módulo 3

  • AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E A EDUCAÇÃO (O Desenvolvimento natural das Inteligências Múltiplas; A pluralidade de Inteligências e a diferenciação pedagógica; Implicações educativas da Teoria das Inteligências Múltiplas; Visão alternativa de educação segundo a Teoria das inteligências Múltiplas; A função do adulto num contexto educativo potenciador das Inteligências Múltiplas)
  • Módulo 4

  • A AVALIAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (O entendimento do perfil das Inteligências Múltiplas de cada criança; Estratégias e instrumentos de avaliação de Inteligências Múltiplas)
  • Módulo 5

  • CASOS PRÁTICOS DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS [Experiências paradigmáticas de desenvolvimento das Inteligências Múltiplas; Prática Educativa diferenciada de acordo com as Inteligências Múltiplas)