Descrição do Curso

Objectivo Geral

Planear, desenvolver e avaliar atividades educativas específicas para pessoas adultas, bem como acompanhar e mediar os seus processos de reconhecimento pessoal e social de saberes e competências, ajudando a tornar bem-sucedidas as suas transições e mudanças ao longo da vida.

Objectivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:
  • Conhecer o enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal;
  • Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;
  • Desenvolver atividades relativas aos processos de mediação educativa de adultos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
  • Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos;
  • Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC;
  • Distinguir os momentos e as mudanças cruciais ocorridas nas políticas e práticas de educação e formação de adultos nos últimos anos;
  • Descrever as políticas e práticas de elevação dos níveis de escolaridade e de qualificação da população adulta em Portugal;
  • Indicar as características do processo de aprendizagem de adultos;
  • Diferenciar as teorias de aprendizagem;
  • Reconhecer o conceito de aprendizagem de adultos;
  • Reconhecer importância do Programa Qualifica e respetivos objetivos e metas;
  • Caracterizar os Centros Qualifica;
  • Conhecer a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional;
  • Identificar os principais instrumentos e estruturas do Sistema Nacional de Qualificações;
  • Conhecer os Princípios Orientadores dos cursos EFA;
  • Saber a quem se Destinam os cursos EFA;
  • Indicar os objetivos dos cursos EFA;
  • Descrever a Organização e o Desenvolvimento de um curso EFA;
  • Apresentar os Referenciais de Competências-chave para os Níveis Básico e Secundário;
  • Explicar o funcionamento da Formação Prática em Contexto de Trabalho;
  • Perceber como se processa a Avaliação e a Certificação de um curso EFA;
  • Conhecer os Princípios da Pedagogia;
  • Conhecer os Princípios da Andragogia;
  • Diferenciar modelo Pedagógico Vs modelo Andragógico;
  • Conhecer métodos de ensino e formas de planificação práticas a implementar enquanto formador de públicos adultos.

Destinatários

Este curso destina-se a Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.


  Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®;
  • O curso obedece às normas de SCORM, isto é, as aulas encontram-se estruturadas num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning (conteúdos interactivos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo);
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou ainda para colocar questões que serão respondidas pelo formador num prazo máximo de 48 horas;
  • Pode aceder ao curso a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

Avaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
    • Participação nas discussões online (desafios do fórum);
    • Teste de Avaliação;
    • Propostas de trabalho.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional,  conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todas as tarefas propostas e participe nas discussões no fórum);
  • O certificado será enviado, num prazo máximo de 15 dias após o término do curso, para a morada do e-formando.

Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

  1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Internet Explorer, o Netscape Navigator, Firefox ou Safari;
  2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
  4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

 Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Formação certificada;
  • Acompanhamento permanente da formadora e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação;
  • Curso com com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade; com conteúdos disponíveis 24h/dia; com uma plataforma de formação à distância de fácil utilização; e sem necessidade de deslocações.

check mark, checklist, clipboard iconComo se processa o pedido de inscrição?

  1. Faça o pedido de inscrição “Inscrever-me neste curso”;
  2. Após efectuar o pagamento, recebe um e-mail de confirmação da Equipa E-LEARN.PT com os seus dados de acesso à plataforma;
  3. Aceda ao curso e inicie o auto-estudo com o apoio dos formadores.
  4. Em caso de dúvida, envie e-mail para info@e-learn.pt 

Programa

  • 1. INTRODUÇÃO À FORMAÇÃO DE ADULTOS: 1.1. Principais Períodos Históricos da Educação de Adultos em Portugal; 1.2. A atualidade do conceito de Educação e Formação de Adultos; 1.3. A Aprendizagem ao longo da vida 1.4. O Processo de Aprendizagem
  • 2. ANDRAGOGIA NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS: 2.1. Introdução à Andragogia na Educação e Formação de Adultos; 2.2. O modelo Andragógico VS o modelo pedagógico; 2.3. Os Princípios de andragogia de Lindeman 2.4. As Dimensões Andragógicas; 2.5. O Papel do Andragogo como facilitador da aprendizagem; 2.6. As estratégias andragógicas
  • 3. CENTROS QUALIFICA: 3.1. A Educação e Formação de Adultos em Portugal; 3.2. Os Centros Qualifica; 3.3. O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
  • 4. Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA): 4.1. os Cursos EFA; 4.2. Princípios orientadores dos Cursos EFA; 4.3. Destinatários dos Cursos EFA; 4.4. Certificação dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA); 4.5. Cursos EFA de Nível Básico; 4.6. Cursos EFA de Nível Secundário; 4.7. Referenciais de Competências- Chave
  • 5. EDUCAÇÃO DE ADULTOS - CASOS PRÁTICOS: 5.1. Métodos de ensino para públicos adultos; 5.2. A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos 5.3. Modelos de planificação para educação e formação de adultos; 5.4. Planificar em educação e formação de adultos
  • 6. PROJETO FINAL