Descrição do Curso

A controvérsia sobre o desenvolvimento de uma escola inclusiva é hoje um tema de interesse do domínio público. A escola é o território de eleição no desenvolvimento de competências para a sociedade do conhecimento e para o exercício de uma cidadania ativa e democrática.


explore, find, magnifier, magnifying, research, search, zoom icon Objectivo Geral

Reflectir sobre a alteração e prisma de aplicação do Decreto – Lei 54/2018.

Objectivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:
  • Discutir os princípios que orientam o Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de Julho;
  • Conhecer o enquadramento da Educação Inclusiva e as principais mudanças que a mesma implica;
  • Identificar o Processo de Identificação;
  • Perceber a constituição da Equipa Multidisciplinar e as suas principais funções;
  • Conhecer o Relatório Técnico Pedagógico;
  • Seleccionar e avaliar as Medidas de Suporte;
  • Elaborar um PEI – programa Educativo Individual;
  • Reconhecer a participação dos Pais;
  • Apresentar um Estudo de Caso.

account, customer support, employee, man, team, user, worker icon Destinatários

Este curso destina-se a Professores, Psicólogos, Terapeutas da Fala, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Psicomotricistas, Técnicos Superiores de Educação Especial e Reabilitação, Assistentes Sociais e todos aqueles que tenham curiosidade sobre o tema.


 Resultado de imagem para icon iconfinder multimedia Metodologia de Funcionamento da Formação

  • O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma disponibilizada pela E-LEARN PT®;
  • O curso obedece às normas de SCORM, isto é, as aulas encontram-se estruturadas num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning (conteúdos interactivos que podem ser acedidos em qualquer dispositivo);
  • No decorrer do curso será disponibilizado um fórum que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa; a qualquer momento poderá participar nas discussões online lançadas pelo formador ou ainda para colocar questões que serão respondidas pelo formador num prazo máximo de 48 horas;
  • Pode aceder ao curso a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição realizar as tarefas propostas até ao último dia da formação.
  • No final de cada aula tem a possibilidade de efectuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador e/ou imprimir.

award, diploma, education, graduation iconAvaliação e Certificação

  • A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-20 valores, das classificações parcelares tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:
    • Participação nas discussões online (desafios do fórum);
    • Teste de Avaliação;
    • Propostas de trabalho.
  • No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional,  conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todas as tarefas propostas e participe nas discussões no fórum);
  • O certificado será enviado, num prazo máximo de 15 dias após o término do curso, para a morada do e-formando.

check, checkmark, complete, done, success, tick, yes icon Requisitos

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

  1. Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Internet Explorer, o Netscape Navigator, Firefox ou Safari;
  2. Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  3. Apresentar motivação para o auto-estudo e para o trabalho colaborativo;
  4. Não são necessários conhecimentos prévios, nem é necessário instalar qualquer software para frequentar as aulas do curso.

finger, gesture, hand, like, thumb up icon Mais Valias / Vantagens do Curso

  • Formação certificada;
  • Acompanhamento permanente da formadora e da Equipa E-LEARN.PT® ao longo de todo o seu percurso formativo;
  • Inicie a formação quando quiser, após a validação da sua inscrição;
  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO, Ministério da Educação;
  • Curso com com horário flexível, de acordo com o seu ritmo e disponibilidade; com conteúdos disponíveis 24h/dia; com uma plataforma de formação à distância de fácil utilização; e sem necessidade de deslocações.

check mark, checklist, clipboard iconComo se processa o pedido de inscrição?

  1. Faça o pedido de inscrição “Inscrever-me neste curso”;
  2. Após efectuar o pagamento, recebe um e-mail de confirmação da Equipa E-LEARN.PT com os seus dados de acesso à plataforma;
  3. Aceda ao curso e inicie o auto-estudo com o apoio dos formadores.
  4. Em caso de dúvida, envie e-mail para info@e-learn.pt 

Testemunhos dos Formandos

O curso pela sua atualidade fomenta o desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos, motivando a novas incursões e investigações sobre o assunto abordado. Encontra-se bem estruturado, mas pela sua curta duração não há tempo à exploração de toda a complexidade inerente à Educação Inclusiva e à transição entre decretos. (Cecília Aguiar) 

O curso foi muito adequado e a formadora muito prestável e muito competente. (Andreia Alves)

O curso correspondeu às minhas expetativas e foi e através de uma vertente teórica e prática e da disponibilização de material complementar, exposição de questões no fórum de discussão, permitiu-nos refletir sobre as mudanças entre os decretos-leis. (Margarida Banza) 

Curso com implicações práticas positivas no meu exercício profissional. (Sónia Costa)

Foi uma experiência muito positiva, principalmente pela dinâmica e reflexão proporcionada à distância, sob um propósito comum. Obrigada. (Irina Ferreira) 

Ótimo curso, com muita aplicação prática neste momento. Esclarecedor e simples. (Cátia Gonçalves) 

O curso foi no geral de grande utilidade para a aplicação do novo DL. Como formanda fora do país revelou-se de extrema importância, uma vez que pouca formação/informação dispomos para podermos por em prática sem entrar em incumprimento com o que é estipulado por lei. (Marisa Silva)

A minha inscrição neste curso em formato e-learning decorreu da necessidade de formação sobre o novo Regime legal da educação inclusiva. Como, por motivos de saúde, neste momento não me posso deslocar a um local para frequentar um curso/ação de formação as minhas expectativas iniciais centravam-se, essencialmente, na discussão/reflexão do novo Decreto – Lei, da sua operacionalização e do “novo” papel do Docente de Educação Especial. Considero que os objetivos previstos foram atingidos ao longo do curso. Avalio o curso como bastante positivo. Foi dinâmico, permitiu que as formandas fossem “dialogando”, no fórum, umas com as outras e com a formadora, expondo dúvidas e opiniões. Tudo foi bem estruturado, a formadora interagiu com as formandas de forma adequada estando sempre disponível para esclarecer dúvidas e responder a questões. Como pontos fortes destaco: a estrutura do curso (a flexibilidade temporal permitiu que trabalhasse ao meu ritmo); o desempenho da formadora; a metodologia utilizada e a “aplicabilidade” das atividades à minha profissão. (Camila Santos)

Programa

  • 1. Mudanças mais significativas em comparação com o Decreto-Lei nº 3/2008 de 7 de Janeiro
  • 2. O impacto que terão nas práticas educativas
  • 3. Princípios que orientam o Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho
  • 4. As medidas previstas de suporte à aprendizagem e à inclusão
  • 5. O que é proposto como Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)
  • 6. O papel previsto para a Equipa Multidisciplinar e para o docente de Educação Especial